Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26770
Title: A nova era do comércio digital: criação de valor na realidade portuguesa: pequenas e médias empresas portuguesas
Author: Pastor, Liliana Luísa Dória
Advisor: Chkoniya, Valentina
Keywords: Comércio online
Internet
Consumo
IOT
Criação de valor
Social Media
Defense Date: 2018
Abstract: O IOT (Internet Of Things) é o meio mais utilizado para compartilhar, coletar e pesquisar informações. Milhões de usuários utilizam a Internet diariamente para uma variedade de recursos, incluindo um novo modelo de negócios que é cada vez mais sentido com maior influência no mercado: e-commerce. Segundo Nisar & Prabhakar (2017), “o e-commerce é um dos fenómenos mais importantes em crescimento”. “Os custos do comércio interno reduzem o bem-estar agregado e resultam num pior acesso a bens de consumo em cidades pequenas e remotas. Como uma nova tecnologia comercial, o comércio eletrónico pode aumentar o comércio entre cidades e aliviar a desigualdade de consumo espacial porque (1) elimina o custo fixo de entrada no mercado e (2) reduz os efeitos da distância sobre os custos do comércio.” (Fan, Tang, Zhu, & Zou, 2018) Segundo a AICEP, em Portugal, as vendas aumentaram de 1,7 mil milhões de euros para 4,6 mil milhões de 2009 para 2017. Prevê-se que o crescimento bruto duplique até 2025. Apesar do crescimento exponencial das vendas online, Portugal continua a estar nos lugares mais baixos do ranking mundial. Em seguida, surgiram questões relativas à posição de Portugal no comércio eletrónico que são interessantes de analisar do ponto de vista académico e profissional. Quais estratégias precisamos implementar para garantir o sucesso do comércio eletrónico? Para responder à questão central do trabalho de pesquisa, foi feita uma análise dos dados primários e secundários, além de entrevistas em profundidade com algumas empresas que investiram no comércio eletrónico. Para uma análise quantitativa, realizamos pesquisas por questionário, a fim de ter uma visão genérica do funcionamento de algumas empresas. As conclusões deste estudo apontam para a tendência das empresas em apostar no ecommerce para obter mais rentabilidade do modelo de negócio. Este estudo permitiu definir sugestões práticas para empresas portuguesas de forma a contribuir para o seu modelo de negócio.
The IOT (Internet Of Things) is the most used means for sharing, collecting and searching information. Millions of users use the Internet on a daily basis for a variety of features, including a new business model that is increasingly being felt with greater influence in the market: e-commerce. "The costs of domestic trade reduce aggregate welfare and result in poorer access to consumer goods in small and remote cities. As a new commercial technology, e-commerce can increase trade between cities and alleviate spatial consumption inequality by (1) eliminating the fixed cost of entry into the market and (2) reducing the effects of distance on the costs of trade. " (Fan, Tang, Zhu, & Zou, 2018) According to AICEP, in Portugal, sales increased from 1.7 billion euros to 4.6 billion euros from 2009 to 2017. Gross growth is forecast to double by 2025. Despite the exponential growth of online sales, Portugal still remains in the lowest places in the world ranking. Then there were questions regarding Portugal's position in e-commerce that are interesting to analyze from an academic and professional point of view. What strategies do we need to implement to ensure the success of e-commerce? To answer the central question of the research work, an analysis of primary and secondary data was done, as well as in-depth interviews with some companies that invested in ecommerce. For a quantitative analysis, we conducted surveys by questionnaire, in order to have a generic view of the way some companies operate. The conclusions drawn from this study point to the tendency of companies to bet on ecommerce in order to obtain more profitability from the business model. This study made it possible to define practical suggestions for Portuguese companies in order to make a contribution to their business model.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26770
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.