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dc.contributor.advisorSantos, Lucília Maria Pessoa Tavares dospor
dc.contributor.authorPereira, Luís Miguel dos Santospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:24:56Z-
dc.date.available2011-04-19T14:24:56Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2647-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Físicapor
dc.description.abstractA Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230166por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da física e da químicapor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectObservações astronómicaspor
dc.titleMateriais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEBpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
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DFis - Dissertações de mestrado

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