Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26212
Title: Desenvolvimento socioemocional na transição da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Cacheira, Rita Adelaide Gonçalves
Advisor: Figueiredo, Aida
Vale, Vera do
Keywords: Transição
Desenvolvimento socioemocional
Sentimentos
Competências
Dificuldades
Estratégias facilitadoras
Defense Date: 21-Dec-2018
Abstract: A transição da Educação Pré-Escolar (EPE) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) é o objeto de estudo desta investigação e pretende-se caraterizar o desenvolvimento socioemocional das crianças, bem como identificar os sentimentos, competências e dificuldades das crianças aquando da transição e, ainda, as estratégias facilitadoras da transição promovidas num Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro, Portugal. Para tal, participaram crianças, pais/Encarregados de Educação (EE) e docentes dos dois níveis educativos (EPE e 1.º CEB). Recorreu-se a métodos qualitativos (entrevistas semiestruturadas) e quantitativos (Questionário de Capacidades e Dificuldades) e procedeu-se à análise de conteúdo com recurso ao WebQDA e à análise não paramétrica, recorrendo ao SPSS. Os principais resultados indicam que as crianças sentem felicidade e satisfação com o processo de transição, mas também ansiedade. Quanto ao desenvolvimento socioemocional, na perceção dos pais/EE e docentes, as crianças do 1.º CEB apresentam mais dificuldades do que as crianças do grupo da EPE, que apresentam mais competências. Também se percebe que o Agrupamento de Escolas promove, como estratégias facilitadoras da transição, visitas às escolas do 1.º CEB e a dinâmica do apadrinhamento, embora pouco consistentes de modo a promover o desenvolvimento socioemocional das crianças
The transition from preschool education to the elementary school is the object of study of this research and intends to characterize the socio-emotional development of children, as well as identify the feelings, competences and Difficulties of the children during the transition, and the facilitating strategies for the transition promoted in a group of schools in the district of Aveiro, Portugal. Children, parents and professors from both educational levels participated in this study. Qualitative methods (semi-structured interviews) and quantitative (Strengths and Difficulties Questionnaire) were used, and content analysis was performed using the WebQDA and non-parametric analysis, using SPSS. The main results indicate that children feel happiness and satisfaction with the transition process, but also anxiety. Regarding socio-emotional development, in the perception of parents and teachers, the children of the elementary school present more difficulties than the children of the preschool education group, who have more competencies. It is also perceived that the school group promotes, as strategies facilitating the transition, visits to the elementary school and the dynamics of sponsorship, although poorly consistent in order to promote the socio-emotional development of children
URI: http://hdl.handle.net/10773/26212
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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