Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26171
Title: O modelo de activação do desenvolvimento psicológico e suas implicações nos contextos de formação e implementação na educação pré-escolar: estudo exploratório com alunos de licenciaturas em educação de infância
Author: Latino, Maria Leonilde de Almeida Nunes Guimarães
Advisor: Cró, Maria de Lurdes
Tavares, José
Defense Date: 2000
Abstract: A problemática abordada no estudo que desenvolvemos, enquadra-se no âmbito da formação inicial de educadores de infância. Preocupou-nos especificamente saber se os currículos de formação inicial sensibilizam os alunos em formação para a implementação do modelo de activação do desenvolvimento psicológico. Considerando que este modelo é o que mais se adequa à nova concepção de escola inclusiva, preocupou-nos investigar qual o nível de conhecimento que os alunos / futuros educadores adquirem sobre o modelo de activação do desenvolvimento, bem como das teorias fundamentadoras desse modelo. Esta problemática está directamente ligada ao desenvolvimento de competências básicas e específicas como condição fundamental para uma formação que se pretende científica, aberta à mudança e à adequação de estratégias de intervenção eficazes para o processo de ensino / aprendizagem / desenvolvimento. O paradigma de investigação que sustenta o nosso estudo integra-se numa perspectiva fenomenológica / interpretativa, tendo sido nossa opção a utilização de métodos essencialmente indutivos, visando simultaneamente a compreensão e o conhecimento da realidade educativa em estudo. Os dados obtidos na nossa investigação dão-nos, por um lado, informação sobre as preferências dos alunos, no que concerne ao maior ou menor contributo das disciplinas dos currícula de formação para o desenvolv imento de competências pessoais e profissionais. Por outro lado indicam-nos o grau de conhecimento, por parte dos sujeitos em estudo, do modelo de activação do desenvolvimento psicológico bem como das suas teorias fundamentadoras. Pretendemos com este estudo, que consideramos preliminar de futuras investigações, poder contribuir para o questionamento da formação inicial dos educadores de infância e, apesar das limitações que este estudo comporta, poder reflectir sobre uma formação que vise a aquisição de conhecimentos científicos, saberes-fazer e atitudes indispensáveis ao perfil do professor / educador eficaz e competente, para poder responder às novas exigências de uma sociedade emergente.
The amount of problems in the research we have carried on refers to the matter of pre-school-teachers’ initial formation. Finding out if the initial formation-curricula exert any influence on the higher education students in formation towards the achievement of the activeness-model of the psychological development was our main preoccupation. Having in mind that this model is the one that best fits the new conception of “Inclusive School”, we have worried about inquiring not only which level of knowledge students – later on pre-school-teachers – achieve about the development-activeness-model but also about the fundamental theories of the model itself. This amount of problems is closely connected with the development of basic especifical competences as an essential condition for a formation that is expected to be open to a change and adaptation to strategies of useful intervention to the system: teaching/learning/development. The investigation – example that supports our research is part of a phenomonologycal interpretive perspective, having the use of specially inductive methods been our choice, aiming simultaneously at understanding and knowledge of the educative reality in research. The achieved results in our research give us, on one side, information about the students preferences as far as the biggest or the smallest contribution of the curricula - formation – subjects for the development of personal and professional competencies is concerned. On the other side, they give us information on the level of knowledge achieved by those students who were the main purpose of our research about the activeness – model of the psychological development and about the ground theories too. With this work we consider as the starting – point in further investigations – we aim at being able to help in the initial formation – question of the pre-school-teachers and (in - spite – of the limits this work implies) being able to consider upon a formation whose, main purpose is the achievement of scientific knowledge – know how – and indispensable attitudes to the teacher’s profile – a competent learned man, able to answer the new demands of an emergent society.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26171
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
121.pdf1.3 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.