Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26160
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável: promoção do pensamento crítico nos planos de formação de professores de ciências
Author: Lassance, Priscilla Santos
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável
Pensamento crítico
Formação de professores
Ensino de ciências
Defense Date: 17-Dec-2018
Abstract: Nas últimas décadas tem-se verificado a crescente preocupação para se construir um mundo mais sustentável para as futuras gerações. O discurso da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável envolve questões relacionadas com o desenvolvimento social, ambiental e econômico, assim como a atual situação de emergência planetária. À luz destes eixos, e tendo a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da sustentabilidade, torna-se necessário repensar a formação de professores de Ciências. Tendo em conta este contexto, o presente estudo desenvolveu-se sob a ótica da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), na formação de professores de ciências. Baseando-se na metodologia de Investigação & Desenvolvimento (I&D), a qual pode reunir as vantagens das metodologias qualitativa e quantitativa, esta dissertação tem por objetivo responder à duas questões de investigação: A EDS e o PC estão sendo contemplados nos currículos de formação de professores de ciências do Brasil e de Portugal? e Como estão apresentadas as propostas de promoção do pensamento crítico nos planos curriculares de formação de professores de Ciências do Brasil e de Portugal? Seguindo o percurso investigativo desenvolvido para este estudo, o qual foi dividido em três fases. Realizou-se na fase um, as análises dos planos curriculares munindo-se de um instrumento de análise previamente concebido e validado para esta investigação. Posteriormente na fase dois, os dados recolhidos foram analisados, com a ajuda do software webQDA onde se privilegiou a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta fase, evidenciaram que o pensamento crítico e a educação para o desenvolvimento sustentável, estão de certa forma sendo contemplados nos planos curriculares de formação de professores de Ciências do Brasil e de Portugal, mesmo que ainda não recebam referências explícitas, nem a relevância curricular necessária, principalmente no que concerne a EDS. Por fim, na fase três, analisou-se propostas de atividades e estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico, encontradas nos planos curriculares e apresentam-se novas propostas de atividades e estratégias. As temáticas abordadas para as referidas atividades centraram-se em temas sociais, ambientais e econômicos, onde se procura que o aluno seja participante ativo do processo de ensino-aprendizagem. Apesar de limitações enfrentadas para o desenvolvimento desta investigação, como por exemplo aceder aos programas das disciplinas, defende-se que os resultados encontrados, assim como as propostas de estratégias e atividades selecionadas para o presente estudo, presentes no site http://redepensamentocritico.web.ua.pt, assim como o crescente número de investigações nesta área, podem contribuir para alterar o paradigma atual presentes nos planos curriculares da formação de professores
In recent decades there has been growing concern to build a sustainable world for future generations. The discourse of sustainability and sustainable development involves issues related to social, environmental and economic development, as well as the current planetary emergency. In light of these axes, and with education as an essential tool for the development of sustainability, it is necessary to rethink the formation of science teachers. Given this context, the present study developed under the theme of education for sustainable development (ESD) in the training of science teachers. Based on the Research & Development (R & D) methodology, which can bring together the advantages of qualitative and quantitative methodologies, this dissertation aims to answer two research questions: ESD and CP are being considered in the training curricula science teachers from Brazil and Portugal? and How are the proposals for the promotion of critical thinking presented in curricula for the training of science teachers in Brazil and Portugal? Following the investigative course developed for this study, which was divided into three phases. The analysis of curriculum plans was carried out in phase one, with an analysis instrument previously designed and validated for this investigation. Later in phase two, the collected data were analyzed, with the help of webQDA software, where the technique of content analysis was privileged. The results obtained in this phase showed that critical thinking and education for sustainable development are, to a certain extent, included in the curricula for the training of Science teachers in Brazil and Portugal, even though they do not yet receive explicit references, curricular relevance, especially in what concerns about ESD. Finally, in phase three, proposals for activities and strategies that promoted critical thinking capabilities found in curricula were analyzed and new proposals for activities and strategies were presented. The themes addressed in these activities focused on social, environmental and economic issues, where students are sought to be an active participant in the teaching-learning process. Despite limitations faced in the development of this research, such as access to the programs of the disciplines, it is defended that the results found, as well as the proposed strategies and activities selected for the present study, present in http://redepensamentocritico.web.ua.pt, as the increasing number of investigations in this area, contribute to change the current paradigm present in the curriculum plans of teacher training
URI: http://hdl.handle.net/10773/26160
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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