Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26076
Title: Implementação da tecnologia OLED em farolins: desenvolvimento e prototipagem virtual
Author: Ferreira, Sebastião Macário
Advisor: Silva, Luis Miguel Rino Cerveira da
Keywords: OLED
Automóvel
Ótica traseira
Protótipo virtual
Defense Date: 4-Dec-2018
Abstract: Este trabalho teve como objetivo o estudo de soluções que permitam a aplicação da tecnologia OLED na indústria automóvel criando um protótipo virtual, que cumpra a legislação em vigor e pronto a ser implementado num eventual produto da empresa Aspöck Portugal, neste caso um farolim traseiro duma mota. Após um levantamento da oferta comercial de emissores OLED e do estudo das características mais importantes desta tecnologia para a aplicação pretendida, foram selecionados e adquiridos aos respetivos fabricantes dois emissores OLED de luz vermelha. Estes foram caracterizados relativamente às suas propriedades elétricas e fotométricas mais relevantes, nomeadamente a distribuição angular da emissão (luminância e cor) e a relação entre voltagem-intensidade e luminância em função da temperatura de funcionamento. Estes resultados serviram posteriormente para definir a geometria da ótica a realizar e alimentar o software de simulação que permitiu criar o modelo virtual do protótipo. O protótipo foi desenvolvido utilizando quatro emissores OLED com sobreposições parciais de forma a garantir tanto a estética pretendida como todos os requisitos da regulamentação em vigor. O resultado final inclui na ótica um conjunto de LEDs convencionais, responsáveis pelas luzes de “stop”, uma vez que a sua implementação com OLEDs tornaria o dispositivo inviável em termos comerciais, dada a pouca intensidade direcional dos emissores OLEDs e o elevado custo de implementação
This work aimed to study solutions that will allow the application of OLED technology in the automobile industry creating a virtual prototype, which complies with the legislation in force and ready to be implemented in a possible product of the company Aspöck Portugal, namely a motorcycle rear light. After a survey of the commercial offer of OLED emitters and the study of the most important features of this technology for the intended application, two OLED emitters of red light were selected and acquired to the respective manufacturers. These were characterized for their most relevant electrical and photometric properties, namely the angular distribution of the emission (luminance and color) and the relationship between voltage-intensity and brightness as a function of the temperature of operation. These results subsequently served to define the geometry of the optics to be build and feed the simulation software that allowed to create the virtual model of the prototype. The prototype was developed using four OLED emitters with partial overlays to ensure both the intended aesthetics pretended and all the requirements of the current regulations. The result includes in the optics a set of conventional LEDs, responsible for the "stop" lights, since their implementation with OLEDs would make the device unfeasible in commercial terms, given the low directional intensity of the OLED emitters and the high implementation cost
URI: http://hdl.handle.net/10773/26076
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

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