Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26025
Title: O corpo musical da Guarda Nacional Republicana : música, ritual e poder
Author: Fontoura, Marcos Aragão
Advisor: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Reily, Suzel Ana
Keywords: Portugal
Música militar
Banda da Guarda Nacional Republicana
Etnomusicologia
Defense Date: 2018
Abstract: A performance musical das bandas militares constitui uma ferramenta imprescindível para as atividades rotineiras ou extraordinárias do Quartel. No espaço público, especificamente nas paradas, a performance musical de uma banda, executando hinos pátrios e marchas, produz um impacto visual e emocional em sua audiência, refletindo, portanto, a organização social interna que caracteriza a vida militar, a qual representa a incorporação de um conjunto de valores e atitudes orientados por uma disciplina rigorosa. Este estudo teve como objetivo compreender o papel da performance musical da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana (BMGNR) de Portugal, enquanto elemento estruturante e reformulador de contextos sociais. Enquadra-se no âmbito da etnomusicologia, inscrevendo o fenômeno no quadro da abordagem qualitativa e nos princípios da etnografia. Adotou-se a pesquisa bibliográfica através da qual foram perceptíveis os primeiros relatos históricos sobre a música no contexto militar, aos quais datam do final do século XIX e início do século XX. Na sua totalidade, esses relatos são redigidos por músicos militares, prática que persiste na atualidade. No trabalho de campo, selecionaram-se a observação e as entrevistas com o propósito de descrever e interpretar o modo de vida de uma cultura. As questões deste estudo emergiram à medida que a investigação foi sendo desenvolvida, entre 2012 e 2016. Os dados coligidos permitiram perceber que a BMGNR ao longo da sua existência vem suprindo com música importantes eventos culturais do calendário da cidade de Lisboa, bem como os rituais internos da corporação. No quotidiano do Quartel da GNR no Bairro da Ajuda em Lisboa existem regras formais rígidas, que controlam a rotina dos militares. Todavia, há uma certa flexibilidade na atividade profissional dos músicos para alimentarem a vida musical portuguesa. Dessa forma, este trabalho contribui para a compreensão da performance musical da Banda, a qual se mostra como elemento estruturante de contextos sociais diversos, estando presente no ritual e nos elementos de significação do ritual. A performance tem sido um recurso reformulador do espaço social interno da Banda, diluindo a rígida hierarquia peculiar ao ambiente militar. Por esse motivo, mesmo apontando para estruturas sólidas e tradicionalmente mantidas, como a GNR, denota-se o dinamismo de um grupo, que é histórico e está em constante transformação. Em termos de contribuição teórica, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que os rituais, no que se refere à teoria prática, não seguem necessariamente o que é preconizado pelos discursos.
The musical performance of the military bands is an essential tool for day-by-day or extraordinary activities of the barracks. In public spaces, specifically in the parades, the band musical performance produces a visual and emotional impacts in its audience when they play patriotric hymns and marches. It reflects, therefore, the internal social organization that characterizes military life which represents the incorporation of a set of values and attitudes guided by a rigorous discipline. This study aims for understanding the musical performance role of Banda de Música da Guarda Nacional Republicana (BMGNR) as a structuring element and reformulator of social contexts. This research established within the scope of ethnomusicology, inscribing the phenomenon within the ambit of the qualitative approach and the principles of ethnography. A bibliographic research was performed for assessing music historical reports in the military context. Actually, the first reports compiladed by military musicians were from the late of 19th and early of 20th centuries, that persist until nowadays. Observations and interviews were done for evaluating the cultural life style. The questions of the study come up as the research was been developed, between 2012 and 2016. With the results, it was possible to observe that the BMGNR has been support important cultural events in Lisbon, as well as intern military corporation rituals. In addition, formal rules that control the military routine have been noticed in GNR barrack, located on Ajuda neighborhood – Lisbon. Nevertheless, it is important to highlight that there is a flexibility on the professional musicians activities to support the portuguese musical life. Therefore, this work contributes for understanding the band musical performance which shows itself as a structuring element of various social contexts. The BMGNR is present in the ritual and in ritual signification elements, and has been an internal social reformulating resource attenuate the rigid hierarchy peculiar to the military atmosphere. Consequently, it is possible to observe that even traditionally and solid structures as the GNR, they present a historical dynamism and frequent transformation. In terms of theoretical contribution, the results reinforce the arguments that there are situations where rituals, regarding to practical theory, do not necessarily follow what is defended by the speeches.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26025
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fontoura, Marcos Aragão.pdf72.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.