Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26025
Title: | O corpo musical da Guarda Nacional Republicana : música, ritual e poder |
Author: | Fontoura, Marcos Aragão |
Advisor: | Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira Reily, Suzel Ana |
Keywords: | Portugal Música militar Banda da Guarda Nacional Republicana Etnomusicologia |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | A performance musical das bandas militares constitui uma
ferramenta imprescindível para as atividades rotineiras ou
extraordinárias do Quartel. No espaço público, especificamente nas
paradas, a performance musical de uma banda, executando hinos
pátrios e marchas, produz um impacto visual e emocional em sua
audiência, refletindo, portanto, a organização social interna que
caracteriza a vida militar, a qual representa a incorporação de um
conjunto de valores e atitudes orientados por uma disciplina
rigorosa. Este estudo teve como objetivo compreender o papel da
performance musical da Banda de Música da Guarda Nacional
Republicana (BMGNR) de Portugal, enquanto elemento
estruturante e reformulador de contextos sociais. Enquadra-se no
âmbito da etnomusicologia, inscrevendo o fenômeno no quadro da
abordagem qualitativa e nos princípios da etnografia. Adotou-se a
pesquisa bibliográfica através da qual foram perceptíveis os
primeiros relatos históricos sobre a música no contexto militar, aos
quais datam do final do século XIX e início do século XX. Na sua
totalidade, esses relatos são redigidos por músicos militares, prática
que persiste na atualidade. No trabalho de campo, selecionaram-se
a observação e as entrevistas com o propósito de descrever e
interpretar o modo de vida de uma cultura. As questões deste
estudo emergiram à medida que a investigação foi sendo
desenvolvida, entre 2012 e 2016. Os dados coligidos permitiram
perceber que a BMGNR ao longo da sua existência vem suprindo
com música importantes eventos culturais do calendário da cidade
de Lisboa, bem como os rituais internos da corporação. No
quotidiano do Quartel da GNR no Bairro da Ajuda em Lisboa
existem regras formais rígidas, que controlam a rotina dos militares.
Todavia, há uma certa flexibilidade na atividade profissional dos
músicos para alimentarem a vida musical portuguesa. Dessa forma,
este trabalho contribui para a compreensão da performance musical
da Banda, a qual se mostra como elemento estruturante de
contextos sociais diversos, estando presente no ritual e nos
elementos de significação do ritual. A performance tem sido um
recurso reformulador do espaço social interno da Banda, diluindo a
rígida hierarquia peculiar ao ambiente militar. Por esse motivo,
mesmo apontando para estruturas sólidas e tradicionalmente
mantidas, como a GNR, denota-se o dinamismo de um grupo, que
é histórico e está em constante transformação. Em termos de
contribuição teórica, os resultados reforçam os argumentos de que
existem situações em que os rituais, no que se refere à teoria
prática, não seguem necessariamente o que é preconizado pelos
discursos. The musical performance of the military bands is an essential tool for day-by-day or extraordinary activities of the barracks. In public spaces, specifically in the parades, the band musical performance produces a visual and emotional impacts in its audience when they play patriotric hymns and marches. It reflects, therefore, the internal social organization that characterizes military life which represents the incorporation of a set of values and attitudes guided by a rigorous discipline. This study aims for understanding the musical performance role of Banda de Música da Guarda Nacional Republicana (BMGNR) as a structuring element and reformulator of social contexts. This research established within the scope of ethnomusicology, inscribing the phenomenon within the ambit of the qualitative approach and the principles of ethnography. A bibliographic research was performed for assessing music historical reports in the military context. Actually, the first reports compiladed by military musicians were from the late of 19th and early of 20th centuries, that persist until nowadays. Observations and interviews were done for evaluating the cultural life style. The questions of the study come up as the research was been developed, between 2012 and 2016. With the results, it was possible to observe that the BMGNR has been support important cultural events in Lisbon, as well as intern military corporation rituals. In addition, formal rules that control the military routine have been noticed in GNR barrack, located on Ajuda neighborhood – Lisbon. Nevertheless, it is important to highlight that there is a flexibility on the professional musicians activities to support the portuguese musical life. Therefore, this work contributes for understanding the band musical performance which shows itself as a structuring element of various social contexts. The BMGNR is present in the ritual and in ritual signification elements, and has been an internal social reformulating resource attenuate the rigid hierarchy peculiar to the military atmosphere. Consequently, it is possible to observe that even traditionally and solid structures as the GNR, they present a historical dynamism and frequent transformation. In terms of theoretical contribution, the results reinforce the arguments that there are situations where rituals, regarding to practical theory, do not necessarily follow what is defended by the speeches. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26025 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fontoura, Marcos Aragão.pdf | 72.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.