Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarinho, Helenapt_PT
dc.contributor.authorBittencourt, Luís Alberto Teixeirapt_PT
dc.date.accessioned2019-05-10T14:09:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26020-
dc.description.abstractEsta investigação abordou a performance de obras para percussão compostas para instrumentos e fontes sonoras incomuns. Através da discussão sobre a noção de instrumentos "encontrados" e e o conceito de instrumentalidade, esta pesquisa procurou identificar características da natureza epistémica deste tipo de repertório. Para este propósito, utilizou-se uma abordagem multi-métodos de investigação artística, como a pesquisa em estúdio e seus procedimentos inerentes, conduzidos pela prática do investigador, bem como a realização de entrevistas com performers e compositores especialistas, e a realização de três estudos de caso sobre as obras Import/Export: Percussion Suite for Global Junk (2008) de Gabriel Prokofiev; Wreck (2012) de Jon Rose; e Memórias Líquidas para waterphone e live loops (2014), de minha autoria. As conclusões desta investigação demonstraram que a performance de obras compostas para instrumentos e fontes sonoras incomuns envolve um percurso de performance singular, em função de exigências e competências específicas que são intrínsecas a este tipo de repertório, e que foram identificadas nesta pesquisa.pt_PT
dc.description.abstractThis research focused on the performance of percussion works composed for unusual instruments and sound sources. Through a discussion on the notion of "found" instruments and the concept of instrumentality, this research sought to identify characteristics of the epistemic nature in this type of repertoire. A multi-method approach of artistic research was adopted, including methods such as studio research and its inherent procedures, led by the researcher's practice, as well as interviews with performers and composers, and three case studies on the works Import / Export: Percussion Suite for Global Junk (2008) by Gabriel Prokofiev; Wreck (2012) by Jon Rose; and Liquid memories for waterphone and live loops (2014), of my own. This investigation concluded that the performance of works for instruments and unusual sound sources involves a unique performance path, due to the specific requirements and competences that are intrinsic to this type of repertoire, which were identified in this research.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectInstrumentalidadept_PT
dc.subjectInstrumentos incomunspt_PT
dc.subjectFontes sonoraspt_PT
dc.titlePercussão e instrumentalidade : explorando a performance de instrumentos e fontes sonoras incomunspt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2021-01-08-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Músicapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bittencourt, Luís Alberto Teixeira.pdf147.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.