Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26000
Title: Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
Author: Romão, André Manuel Martinho
Advisor: Relvas, Carlos Alberto Moura
Noronha, Eduardo Jorge Henriques
Keywords: Mobilidade
Bicicleta
Transportes
Urbanismo
Sustentabilidade
Defense Date: 2018
Abstract: O estilo de vida atual em ambiente urbano exige que o Homem realize diariamente um conjunto de deslocações de curta e média distâncias, de casa até ao trabalho, comércio ou serviços, recorrendo a uma diversidade de transportes públicos ou particulares. A bicicleta surge como uma boa opção para que estas deslocações sejam rápidas, económicas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Para melhor responder às solicitações do quotidiano, é fundamental que a bicicleta se adapte não só ao utilizador, mas também aos seus hábitos e envolvente. Para tal, foi desenvolvida uma bicicleta dobrável, facilmente transportada na bagageira de um automóvel ou transporte público e que possibilite a sua fácil arrumação no local de trabalho ou em casa. Com o objetivo de obter uma proposta de produto viável, inicialmente estudaram-se os hábitos de mobilidade urbana, a sua relação com a bicicleta e a resposta dos diversos modelos presentes no mercado. A fase de projeto iniciou-se com a análise das necessidades do cliente e a geração de conceitos que respondam às mesmas. Por fim, procedeu-se ao projeto de detalhe e testes, de modo a assegurar a viabilidade do produto proposto.
The current lifestyle in an urban environment requires that Man make daily a set of short and medium distances, from home to work, commerce or services, using a variety of public or private transportation. The bicycle is a good option to make these trips fast, economical, healthy and environmentally sustainable. To better respond to daily requests, it is essential that the bicycle adapts not only to the user, but also to their habits and surroundings. To do this, a folding bicycle will be developed, easily transported in the trunk of a car or public transport, making it easy to store in the workplace or at home. In order to obtain a viable product proposal, initially the habits of urban mobility, their relationship with the bicycle and the response of the various models present in the market were studied. The project phase began with the analysis of customer needs and the generation of concepts that respond to them. Finally, a detailed design and testing project was carried out to ensure the viability of the proposed product.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26000
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Manuel Martinho Romão.pdf8.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.