Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25948
Title: | De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
Author: | Silva, Bianca Cardoso da |
Advisor: | Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco |
Keywords: | Design Comunicação Ilustração Literacia da saúde Alimentação |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | A dissertação e projeto que aqui se apresentam têm como objetivo apontar um
possível contributo do design para a educação alimentar na infância, refletindo
sobre as estratégias a considerar na comunicação da saúde com as crianças.
Face ao aumento dos casos de obesidade infantil – para o qual contribui a
dependência dos dispositivos tecnológicos na sociedade atual – propomo-nos
desenvolver um programa integrado de educação alimentar, no sentido de
tornar este grupo mais consciente e capaz de optar por hábitos saudáveis.
Partimos de conteúdos pré-existentes e já utilizados em contexto hospitalar,
da autoria da pediatra Júlia Galhardo. Os suportes que o integram – um manual,
um suporte de registo e apoio ao acompanhamento médico e um jogo de
cartas – foram desenhados para promover a proximidade entre os profissionais
de saúde e as crianças que seguem nas consultas de pediatria, aumentando a
eficiência da comunicação e consequentemente, a sua literacia.
Por se tratar de um público infantil, o projeto De pequenino se come o pepino tem
como principal recurso a ilustração, dotando os vários elementos do programa
de uma componente lúdico-didática que julgamos essencial para incentivar a
adoção de hábitos alimentares saudáveis. The dissertation and project here presented aim to point out a possible design contribution to the food education in childhood, reflecting on the strategies to be considered on communication about health to children. Facing the increase in cases of childhood obesity – to which the technological devices in today’s society contributes – we propose to develop an integrated food education program in order to make this group more aware and able to choose healthy habits. We started with pre-existing contents already used in a hospital context, by the pediatrician Júlia Galhardo. The supports which integrate it – a book, a registration support for medical monitoring, and a card game – were designed to promote proximity between health professionals and children followed in pediatric consults, increasing the communication efficiency and consequently their literacy. Since it’s a children’s audience, the project De pequenino se come o pepino has as its main feature the illustration, providing the various elements of the program with a ludic and didactic component that we think it’s essential to encourage the adoption of healthier eating habits. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25948 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 14.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.