Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25948
Title: De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância
Author: Silva, Bianca Cardoso da
Advisor: Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Keywords: Design
Comunicação
Ilustração
Literacia da saúde
Alimentação
Defense Date: 2018
Abstract: A dissertação e projeto que aqui se apresentam têm como objetivo apontar um possível contributo do design para a educação alimentar na infância, refletindo sobre as estratégias a considerar na comunicação da saúde com as crianças. Face ao aumento dos casos de obesidade infantil – para o qual contribui a dependência dos dispositivos tecnológicos na sociedade atual – propomo-nos desenvolver um programa integrado de educação alimentar, no sentido de tornar este grupo mais consciente e capaz de optar por hábitos saudáveis. Partimos de conteúdos pré-existentes e já utilizados em contexto hospitalar, da autoria da pediatra Júlia Galhardo. Os suportes que o integram – um manual, um suporte de registo e apoio ao acompanhamento médico e um jogo de cartas – foram desenhados para promover a proximidade entre os profissionais de saúde e as crianças que seguem nas consultas de pediatria, aumentando a eficiência da comunicação e consequentemente, a sua literacia. Por se tratar de um público infantil, o projeto De pequenino se come o pepino tem como principal recurso a ilustração, dotando os vários elementos do programa de uma componente lúdico-didática que julgamos essencial para incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
The dissertation and project here presented aim to point out a possible design contribution to the food education in childhood, reflecting on the strategies to be considered on communication about health to children. Facing the increase in cases of childhood obesity – to which the technological devices in today’s society contributes – we propose to develop an integrated food education program in order to make this group more aware and able to choose healthy habits. We started with pre-existing contents already used in a hospital context, by the pediatrician Júlia Galhardo. The supports which integrate it – a book, a registration support for medical monitoring, and a card game – were designed to promote proximity between health professionals and children followed in pediatric consults, increasing the communication efficiency and consequently their literacy. Since it’s a children’s audience, the project De pequenino se come o pepino has as its main feature the illustration, providing the various elements of the program with a ludic and didactic component that we think it’s essential to encourage the adoption of healthier eating habits.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25948
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf14.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.