Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25947
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dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopt_PT
dc.contributor.authorPereira, André Filipe Silvapt_PT
dc.date.accessioned2019-05-07T12:24:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25947-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo não só contribuir para a relevância da ilustração digital no quotidiano cultural, como também refletir sobre a minha experiência enquanto designer gráfico e ilustrador. Nesse sentido, enquadrando-se no conhecimento em obra, o culminar da minha formação no 2º ciclo (mestrado) materializou-se no desenvolvimento do projeto editorial “Centauro: um conto ilustrado”, ilustrando o conto de José Saramago (parte do livro “Objeto Quase”) e inscrevendo-o na conceção gráfica de um novo e exclusivo livro. Sendo a minha prestação projetual mais empírica e artística do que teórica e científica, adotei como metodologia, iniciar o projeto com uma pesquisa de referências bibliográficas mais pertinentes, de aproximação aos temas da “ilustração digital”, da “geração Z” e do “marketing editorial”, que fiz refletir no design gráfico do projeto, assim pensado sob o propósito de desenhar um conto de Saramago para a geração Z. O livro “Centauro”, que sintetiza a investigação desenvolvida em torno da ilustração em tecnologia digital, constitui para além da reflexão e demonstração do estado da arte, a apresentação da linguagem, artística e original, desenvolvida pelo autor.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims not only to contribute to the relevance of digital illustration in cultural everyday life, but also to reflect on my experience as a graphic designer and illustrator. In this sense, as part of the knowledge on the job, the culmination of my studies in the 2nd cycle (master's degree) was materialized in the development of the editorial project "Centauro: Um Conto Ilustrado", illustrating the tale by José Saramago (part of the book "Objecto Quase") and inscribing it in the design of a new and exclusive book. Being my project more empirical and artistic than theoretical and scientific, I adopted as a methodology, to start the project with a search of more relevant bibliographical references, to approach the themes of "digital illustration", "generation Z" and "marketing editorial", which I reflected in the design of the project, so thought for the purpose of drawing a tale from Saramago to Generation Z. The book "Centauro", which synthesizes the research developed around illustration in digital technology, constitutes beyond the reflection and demonstration of the state of art, the presentation of the artistic and original language developed by the author.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLivro Ilustradopt_PT
dc.subjectIlustraçãopt_PT
dc.subjectDesign Gráficopt_PT
dc.subjectJosé Saramagopt_PT
dc.subjectArte Digitalpt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.titleCentauro : um conto ilustradopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2020-10-23-
dc.identifier.tid202232174-
dc.description.masterMestrado em Designpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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