Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiguéis, Marlene da Rochapt_PT
dc.contributor.authorLóio, Maria Miguel da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2019-05-07T10:36:13Z-
dc.date.available2019-05-07T10:36:13Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25941-
dc.description.abstractO presente trabalho retrata um projeto desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Este tem como principal objetivo analisar o desenvolvimento da autonomia e do bem-estar emocional em atividades de rotina, natureza e arte em crianças, tendo por base a pedagogia Waldorf e a abordagem curricular Reggio Emilia. Inserido numa metodologia qualitativa e interpretativa, desenvolveu-se um estudo caso, com 24 criança em idade pré-escolar. A recolha de dados foi realizada a partir de grelhas nas quais se registaram os níveis de bem-estar emocional das crianças e os níveis de autonomia. Estes dados foram registados a partir das atividades de rotina, natureza e arte definidas no projeto. Assim, este trabalho permitiu-nos concluir que os níveis de autonomia e de bem-estar emocional sofreram alterações positivas no decorrer do projeto. As atividades relacionadas com a natureza e arte parecem favorecer o desenvolvimento de valores, atitudes e capacidades, nomeadamente, a criatividade, responsabilidade e pensamento crítico, para além da autonomia, com o grupo de crianças com que trabalhámospt_PT
dc.description.abstractThis project was developed within the scope of the curricular units of Supervised Pedagogical Practice and the Educational Investigation Seminar of the Masters in Preschool and Primary School Education at the University of Aveiro. Its main goal was to understand the development of autonomy and emotional well-being of children in routine, nature related and art activities, based on the Waldorf educational system and the Reggio Emilia curricular approach. Based on a qualitative and interpretive methodology, a case study was performed involving 24 children at preschool age. Data was collected via grids where the different levels of emotional well-being and autonomy of these children were registered, levels which were observed when they performed routine, nature related and art activities. The results showed that the previously mentioned levels of emotional well-being and autonomy were positivitely altered throughout the study. Nature and art related activities appear to favour the development of certain values and abilities, such as creativity, responsability and critical thinking as well as the overall autonomy demonstrated by the group of children involved in the studypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectBem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectRedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjectAbordagem curricular Reggio Emiliapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleAutonomia e bem estar em jardim de infância: um olhar da pedagogia Waldorf e abordagem Reggio Emilia: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.