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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopt_PT
dc.contributor.advisorBoia, Fátimapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Cátiapt_PT
dc.contributor.authorDias, Fanny Lopespt_PT
dc.date.accessioned2019-05-07T10:09:03Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25937-
dc.description.abstractA importância do copywriting foi muitas vezes negligenciada assumindo uma prioridade secundária. No entanto, o copywriting foi conquistando novas áreas e o seu valor tem vindo a ser reconhecido na vertente de experiência de utilizador. O projeto em contexto empresarial descrito nesta dissertação incidiu sobre o copywriting na integração de um software desenvolvido pela empresa Altice Labs denominado de IAM, cujo acrónimo denota Identity and Access Manager. Este sistema dedica-se à gestão de acessos e ao controlo de autenticações e identidades. Estudaram-se, em particular, soluções de microcopy. A investigação em causa é pertinente, pois apesar da atual evolução e envolvimento do copywriting em diversas áreas, considera-se ainda uma temática com muita oportunidade de exploração, principalmente levando em consideração o presente contexto. O objectivo fundamental consistiu em gerar uma compilação de informação aprofundada acerca da camada de copywriting. Neste cenário, com esta investigação pretendeu-se apresentar uma proposta de melhoria do copywriting que otimizasse a experiência de utilização do sistema tendo em consideração a usabilidade. Transportar a linguagem técnica do manual de normas para a interface, pela premissa de que os utilizadores com perfil técnico preferem essa linguagem, está errada. São utilizadores que pretendem efetuar uma ação da forma mais simples possível, recorrendo, idealmente, a uma linguagem humanizada. Obtiveram-se três tipos de resultados que foram categorizados de: resultados de usabilidade, sendo problemas que precedem a terminologia. Resultados conclusivos, onde existe uma recomendação ou sugestão a seguir. E resultados inconclusivos, onde as informações obtidas não permitem tirar conclusões. Reconhece-se que ainda existem muitos pontos a serem explorados numa perspectiva de usabilidade que transcendem o copywriting, mas que influenciam na sua eficácia. Para a experiência de utilipt_PT
dc.description.abstractThe relevance of copywriting has repeatedly been neglected, assuming a secondary priority. However, copywriting has been conquering new areas and its value for user experience has increasingly been recognized. The object of this investigation focus on copywriting for Altice Labs Identity and Access Manager (IAM) solution, which is responsible for access management, authentication, and identity control. This work is relevant because, despite evolution and engagement of copywriting in several areas, it is still considered a theme with solid opportunities to explore, especially having into consideration the current context. The main goal consisted in compiling extensive information about copywriting. With this investigation, a conclusion was drawn around a suggested model for improving interaction with the system, considering copywriting that contemplates usability optimization, the experience of the system. Transporting a technical language from the manual standards to an interface, by the premise that the user with technical profile prefers this type of language, is wrong. They want to make an action that be the simplest as possible using, ideally, a humanized language. This study obtained three types of results that were categorized in usability results, where the problems that precede a terminology. Conclusive results, where there is a recommendation or suggestion to follow, and Inconclusive results, where the data is insufficient to take conclusions. I’m aware that there are still several issues to explore considering usability, which many times transcend copywriting, but which may affect copywriting effectiveness. For IAM’s best user experience, it is advised to adopt a continuous improvement approach.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationPrograma de Bolsas de Investigação da Inova-Ria – Programa GENIUS, autorizado pela FCT – Bolsa de Iniciação Científica (BIC)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCopywritingpt_PT
dc.subjectCopypt_PT
dc.subjectUX writingpt_PT
dc.subjectMicrocopypt_PT
dc.subjectUXpt_PT
dc.subjectIAMpt_PT
dc.titleCopywriting para sistemas de gestão, controlo e monitorização de autenticações e identidades : a perspectiva da user experiencept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2020-10-26-
dc.identifier.tid202240991-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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