Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25931
Title: A problemática da inclusão da criança com necessidades educativas especiais em Angola: o caso de Moçâmedes: uma reflexão psicossocial
Author: Canjeque, Elias
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Políticas educativas para a inclusão
Famílias (e Educação Inclusiva)
Defense Date: 5-Dec-2018
Abstract: O presente projeto teve como finalidade global promover a qualidade da educação proporcionada às crianças com necessidades educativas especiais (NEE) que, no Município de Moçâmedes, são apoiadas na Escola do Ensino Especial e nas Salas de Apoio Especial e Gabinetes Psicopedagógicos das Escolas Regulares. Foi desenvolvido visando ccaracterizar a atual política de educação e inclusão das crianças com NEE a nível do município de Moçâmedes; promover a reflexão/avaliação sobre as próprias práticas pedagógicas, dos docentes de Educação Especial; sensibilizar as famílias para a salvaguarda dos direitos inalienáveis da criança especial; e propor ações que visam a inclusão educativa destas crianças. Baseou-se, para além da informação disponível na literatura, nos dados de opinião do Chefe de Departamento da Educação Especial/Inclusiva do Município do Namibe, dos Professores e alguns Diretores de Turma da Escola X, e das Famílias das crianças com NEE envolvidas
The purpose of this project was to promote the quality of education provided to children with special educational needs (SEN) who, in the Municipality of Moçâmedes, are supported in the Special School and in Special Classes and Psychopedagogical Offices of Regular Schools. It was developed in order to characterize the current policy of education and inclusion of children with SEN in the municipality of Moçâmedes; to promote reflection / evaluation about the pedagogical practices themselves, by the Special Education teachers; to sensitize families to safeguard the inalienable rights of the special child; and propose actions that aim at the educational inclusion of these children. In addition to the information available in the literature, it was based on the opinion data of the Head of Department of Special / Inclusive Education of the Province of Namibe, the Teachers and some Class Directors of the School X, and the families of children with SEN involved
URI: http://hdl.handle.net/10773/25931
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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