Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25900
Title: Desenho de um serviço de promoção do comércio local : uma camada de rotas turísticas para a aplicação mobile ComércioNosso
Author: Pinto, Luís Filipe Magalhães
Advisor: Dias, Luís Nuno Coelho
Keywords: Rotas turísticas
Comércio tradicional
Aplicação móvel
Design de serviços
Defense Date: 2018
Abstract: As últimas décadas deram conta de um vasto crescimento de novas tipologias comerciais, com grandes superfícies, que atraem consumidores pela sua grande diversidade e oferta. Estes formatos de consumo trouxeram consequências para outros tipos de comércio, como é o caso do comércio local e tradicional, que passou a ser encarado como um tipo de consumo antiquado. Neste contexto, vários têm sido os esforços para desenvolver projetos e dinâmicas que promovam o comércio local e que mantenham vivas as histórias e os produtos, numa lógica de preservação da identidade, da cultura e da tradição. O presente estudo tem enquadramento empresarial na OURS, sediada em Aveiro, e nasce no âmbito do projeto COMÉRCIONOSSO. O projeto COMÉRCIONOSSO surge da necessidade de dar resposta à problemática da decadência do comércio tradicional, utilizando as redes e os meios digitais para contar e promover as histórias e produtos de lojas de comércio local e tradicional das várias cidades, através de um serviço mediado por uma aplicação móvel. A proposta que aqui se desenvolve visou criar uma nova camada para essa aplicação móvel, tendo como foco o turismo. O objetivo prende-se com a possibilidade de se criar rotas turísticas que levem os visitantes a conhecer diferentes espaços de comércio local presentes na aplicação COMÉRCIONOSSO. Esta nova camada, que se designa ROTANOSSA, partiu da realização de um inquérito por questionário junto de uma amostra de utilizadores, que conduziu à conceptualização e desenvolvimento projetual, culminando com a realização de testes de usabilidade a um protótipo funcional e às respetivas reformulações com base nas lacunas identificadas.
Over the last decades there was a vast growing regarding the commercial new typologies with large and bigger companies which attract even bigger consumers due to diversity and offer. These consumer habits brought consequences for other types of businesses, as the case of the local and traditional commerce that are seen as an antiquate business. In this context, several of the above mentioned, have putted an enormous effort to develop dynamic projects to boost up the local businesses and maintain the history and traditions alive and preserve the identity and culture. The current investigation as an enterprise framework in OURS, being the headquarters in Aveiro and created within the project in compliance with the COMÉRCIONOSSO appeared with the urge to give an answer to the depreciated traditional businesses, using new technologies to promote the history and products of the same businesses of the many cities through a mobile app mediated service. The developing purpose aims to create a new layer for that same mobile app, focusing the tourism with the objective of creating touristic routes to lead the visitors to know the different local and traditional businesses present in the app COMÉRCIONOSSO. That new layer, called ROTANOSSA, left off with a public survey that leaded to a conceptualized and development project followed by real user tests to a working in progress but functional project followed once again by the constant reshape of the gaps founded in the app.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25900
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luís Filipe Magalhães Pinto.pdf17.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.