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http://hdl.handle.net/10773/25872
Title: | Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar |
Author: | Francisco, Inês Lopes |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Comunicação oral Valores Educação pré-escolar |
Issue Date: | 22-Oct-2018 |
Abstract: | O presente estudo pretendia promover valores junto de crianças a
frequentar a Educação Pré-Escolar e simultanealmente desenvolver
nelas competências em comunicação oral.
Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a
seguinte questão de investigação: Que efeito terá a reflexão sobre a
importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na
nossa vida social no desenvolvimento de competências em
comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a
Educação Pré-Escolar? Tínhamos ainda o seguinte objetivo de
investigação: Desenvolver competências em comunicação oral em
situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré-
Escolar a partir da reflexão sobre a importância que as relações com
pessoas de outras gerações têm na nossa vida social.
Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática,
incluindo cinco sessões, que incidiu sobre as relações entre crianças e
adultos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de
compreensão e produção oral em situações mais formais.
Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa,
baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho
das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre relações entre
elas e adultos e a compreensão e expressão/produção oral em situações
mais formais.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças
tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral
em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da
importância de determinados valores para a praxis social This study aimed to promote certain values among children attending a kindergarten (3-5 year old) and, at the same time, develop their competences in oral communication. The project was supposed to help us find answers for one research question: How can the reflection on the importance of relations among several generations in social life affect the competences in oral communication in more formal situations of children attending kindergarten? The research objective was the following one: To develop competences in oral communication in more formal situations in children attending kindergarten through the reflection on the importance of relations among several generations in social life. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the relations between children and adults and involving our public in situations implying oral comprehension and oral expression in more formal situations. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the children’s performance in situations involving the appreciation of relations between themselves and adults and also oral comprehension and expression in more formal situations. The content analysis of these data revealed that these children had developed competences in oral communication in more formal situations and were more conscious of the importance of certain values in social praxis |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25872 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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