Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25870
Title: Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Ferreira, Vanessa dos Santos
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Ortografia
Consciência fonológica
Trava-línguas
1.º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: 15-Sep-2018
Abstract: O presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escrita
This study aimed to determine the effect of tongue twisters on the development of phonological awareness in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: What effect the use of tongue twisters may have on the development of phonological awareness and spelling competence in children attending primary school? With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis and production of tongue twisters. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to deal with certain rules concerning spelling in Portuguese. The content analysis of these data revealed that the students had developed their phonological awareness and competences related with spelling, which led to a better performance in writing
URI: http://hdl.handle.net/10773/25870
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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