Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25843
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dc.contributor.advisorVairinhos, Máriopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santospt_PT
dc.contributor.authorMarques, Tiffanypt_PT
dc.date.accessioned2019-04-23T15:00:58Z-
dc.date.available2019-04-23T15:00:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25843-
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento das novas tecnologias permitiu uma maior preponderância por parte do espectador, no consumo de conteúdos audiovisuais. A partir desta visão, atualmente a realidade virtual cada vez mais é considerada uma opção tentadora para o mundo do entretenimento. Como tal, começam a surgir conteúdos audiovisuais VR 360º que possibilitam uma maior imersão no espectador. Esta dissertação incidiu sobre a criação de um conteúdo VR 360º de género suspense, na qual foram elaboradas as diversas fases do processo de produção que contribuíram para a análise dos desafios e problemas inerentes a este. Para além disso, nas vantagens imersivas existentes ao nível do espectador associadas a este tipo de projeto. Visto isto, para se efetuar a investigação empírica utilizou-se duas amostras independentes, uma com 48 participantes e outra com 36 participantes, uma vez que se efetuou dois questionários: um pré-sessão e outro pós-sessão. A amostra pós-sessão foi dividida em três grupos equitativos, que visualizaram o mesmo conteúdo audiovisual, mas em formatos distintos. A análise de resultados demonstrou que, como esperado, o VR cinematográfico intensifica a imersão ao nível percetivo e diminui a imersão ao nível narrativo, uma consequência da exploração 360º. Para além disso, foi possível concluir que existem diversos desafios e dificuldades inerentes a esta tecnologia.pt_PT
dc.description.abstractThe increasing development of the new technologies allowed a greater preponderance on the part of the spectator in the consumption of audiovisual contents. From this view, virtual reality is increasingly considered a tempting option for the entertainment world. As such, VR 360º audiovisual contents begin to emerge that allow a greater immersion in the viewer. This dissertation focused on the creation of VR 360º content of suspense genre, in which the various phases of the production process were elaborated that contributed to the analysis of the challenges and problems inherent to it. In addition, the immersive advantages at the spectator level associated with this type of project. In order to carry out the empirical investigation, two independent samples were used, one with 48 participants and the other with 36 participants, since two questionnaires were performed: one pre-session and one postsession. The post-session sample was divided into three equitable groups, which viewed the same audiovisual content, but in different formats. The analysis of results showed that, as expected, the cinematographic VR intensifies the immersion at the perceptual level and diminishes the immersion at the narrative level, a consequence of the 360º exploration. In addition, it was possible to conclude that there are several challenges and difficulties inherent to this technology.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectAudiovisualpt_PT
dc.subject360ºpt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.subjectEstereoscopiapt_PT
dc.subjectSuspensept_PT
dc.subjectProdução audiovisualpt_PT
dc.titleO género suspense no audiovisual VR 360ºpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202238458-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
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DeCA - Dissertações de mestrado

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