Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25834
Title: Design de interfaces para sistema de visualização: o caso do programa FICA
Author: Saramago, Ricardo de Oliveira
Advisor: Veloso, Ana Isabel
Amado, Pedro
Keywords: Visualização de informação
Design de interação
Design de Comunicação
Usabilidade
Defense Date: 19-Dec-2018
Abstract: O projecto FICA (Ferramentas de Identificação e Combate ao Abandono), iniciado na Universidade de Aveiro, intenciona diminuir o abandono dos estudantes e, deste modo, contribuir para a melhoria do sucesso escolar na UA através de medidas que visam integrar e acompanhar os alunos. O presente trabalho, teve como finalidade apresentar uma solução de visualização de informação para responder às necessidades de interpretação dos dados provenientes do projeto FICA. O objetivo principal foi apresentar a informação considerada relevante para os vários utilizadores (ex.: os principais padrões emergentes dos dados da frequência dos alunos Universidade de Aveiro; as relações que promovem o sucesso, e/ou o abandono escolar; relações entre a frequência presencial nas aulas e a satisfação dos alunos) e, para além disso, apresentar uma ferramenta adicional de apoio à decisão e ao planeamento dos docentes e direções escolares. Os resultados obtidos centraram-se no desenvolvimento de um protótipo, de uma interface visual userfriendly para a visualização e interpretação dos dados, que permita uma fácil utilização e um conjunto de linhas orientadoras para um futuro desenvolvimento da aplicação.
The FICA (Identifying and Combating Abandonment Tools) project, initiated at the University of Aveiro, intends to reduce students' dropout rates and thus contribute to improving school success in the AU through measures aimed at integrating and accompanying students. The present work had the purpose of presenting an information visualization solution to answer the data interpretation needs of the FICA project. The main objective was to present the information considered relevant to the various users (eg, the main emerging patterns of data on student attendance at University of Aveiro, relationships that promote success, and / or drop out of school; in class and student satisfaction) and, in addition, provide an additional tool to support the decision-making and planning of teachers and school boards. The results obtained focused on the development of a prototype, from a userfriendly visual interface for the visualization and interpretation of the data, allowing an easy use and a set of guidelines for a future development of the application.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25834
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf17.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.