Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25821
Title: Atividades de ciências para o 1º CEB de cariz CTS suportadas pelo uso de ferramentas e serviços online
Author: Ribeiro, Fábio Fonseca
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Santos Carvalho de
Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação CTS
Atividades didáticas de ciências
Tecnologias da informação e comunicação
Ferramentas e serviços online
Defense Date: 28-Sep-2018
Abstract: O processo de rápida e constante evolução em que o mundo se encontra, designadamente em áreas como a Ciência e a Tecnologia, exige uma educação e formação de crianças e jovens orientadas para tal realidade, sendo, por isso, fundamental o desenvolvimento de competências essenciais que lhes permita, entre outros aspetos, analisar e questionar a realidade, avaliar e selecionar informação relevante, tomar decisões críticas e responsáveis no seu dia-a-dia. Neste quadro, diversos investigadores e organizações têm defendido uma educação em Ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para tal, é essencial o desenvolvimento de atividades de natureza CTS para apoiar práticas didático-pedagógicas que melhor prepararem os alunos para a tomada de decisões, a resolução de problemas e a participação na discussão de assuntos de índole científico-tecnológicos que surgem na sociedade. Neste sentido, reconhece-se a relevância de desenvolver atividades/materiais didáticos (multimédia) e estratégias de cariz CTS nos processos de ensino e de aprendizagem, por exemplo, o role-play e os grupos de discussão, podendo estas ser potenciadas com o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação como o uso de ferramentas de escrita colaborativa ou serviços promotores de agregação de conteúdos com potencial de criação de ambientes colaborativos. Neste enquadramento, o presente estudo teve como finalidade o desenvolvimento (conceber, produzir, implementar e avaliar) de atividades de Ciências com orientação CTS, de temas relacionados com o Ambiente e Sustentabilidade, para o 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), potenciando a integração de ferramentas e serviços online. Em consonância com a finalidade seguiu-se um estudo de natureza qualitativa, assente num estudo de caso. No processo de desenvolvimento das atividades de Ciências, a investigação enquadra-se na Educational Design Research. Assim, implementou-se o estudo em duas escolas do 1.º CEB, de um Agrupamento de Escolas de Ílhavo, que envolveu de forma direta os alunos (participantes-alvo) na exploração de todas as atividades, considerando-se parceiras da investigação as duas professoras titulares das turmas. O estudo envolveu a conceção de uma comunidade de aprendizagem (online) que serviu de base à exploração das atividades, visando o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos ao nível do uso de capacidades, (re)construção de conhecimentos científicos, bem como, a promoção trabalho colaborativo, em particular, entre alunos das duas turmas. Recolheram-se dados com recurso a diferentes instrumentos como o diário do investigador, questionários aplicados aos alunos e entrevistas às professoras colaboradoras, assim como de instrumentos concebidos especificamente para a análise das produções, orais e escritas, dos alunos. Analisaram-se os dados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados parecem indiciar que as ferramentas e serviços online selecionados, e que serviram de suporte às estratégias CTS dinamizadas, potenciaram a realização de trabalhos colaborativos, pese embora determinados grupos de trabalho tenham evidenciado diversas dificuldades. Simultaneamente, a exploração das atividades desenvolvidas potenciou a (re)construção de conhecimentos em foco e evidenciou que os alunos usaram um maior número de determinadas capacidades em detrimento de outras apeladas. Assim, considera-se de capital importância o desenvolvimento de atividades/materiais de Ciência de base CTS intencionalmente concebidos para os processos de ensino-aprendizagem. Entende-se que esta investigação contribui para a demonstração da pertinência para a utilização de ferramentas de escrita colaborativa por parte de alunos do 1.º CEB
The process of rapid and continuous evolution in which the world finds itself, namely in Science and Technology, requires that the education and training of children and young people be geared towards this. Therefore, it is fundamental to develop the essential which that allow them, among other aspects, to analyse and question reality, evaluate and select relevant information, make critical and responsive decisions in their daily lives. With this in mind, several researchers and organisations have advocated for an education in science which is based on Science-Technology-Society (STS). For this, the development of activities of STS is essential in order to support didactic-pedagogical practices which better prepare students for decision-making, problem solving and participating in the discussion of a scientific-technological nature which may arise in society. In this sense, we recognise the relevance of the development of didactic (multimedia) activities/materials and a STS strategy in the teaching and learning processes, for example, role-play and discussion groups, which can be enhanced with relying on Information and Communication Technology such as the use of collaborative writing tools or promotional content aggregation services with the potential to create collaborative environments. In this context, the present study aimed to develop (design, produce, implement and evaluate) STS science activities, related to Environment and Sustainability, for grade 3, Primary School, while enhancing the integration of online tools and services. This is a qualitative study based on a case study. In the process of developing science activities, the research is within the Educational Design Research framework. Thus, the study was implemented in two primary schools in the Group of Schools of Ílhavo, which directly involved the students (target participants) in the exploration of all the activities, the two teachers who taught the classes were considered research partners. The study involved the design of a learning community (online) that served as a basis for the exploration of activities, aiming at the development of students' learning in terms of capacity utilization, (re)construction of scientific knowledge, collaboration, in particular, between students of the two groups. Data were collected using different instruments such as the researcher's diary, questionnaires applied to the students and interviews with the collaborating teachers, as well as instruments designed specifically for the analysis of students' oral and written productions.The data were analysed through the technique of content analysis. The results seem to indicate that the online tools and services selected, which served to support the STS strategies developed, enabled collaborative work, although some working groups did show several difficulties. At the same time, the exploration of the activities developed strengthened the (re)construction of knowledge in focus and demonstrated that the students used a greater number of certain capacities, some more than others. Thus, the development of STS basic science materials/activities intentionally designed for the teaching-learning processes is considered to be paramount. This research study was able to demonstrate the importance of the use of tools of collaborative writing by students of primary school
URI: http://hdl.handle.net/10773/25821
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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