Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAnçã, Maria Helenapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Tânia Katty de Jesus Oliveirapt_PT
dc.date.accessioned2019-04-11T08:49:29Z-
dc.date.available2019-04-11T08:49:29Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25747-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficazpt_PT
dc.description.abstractThis project aims to study the problem of false friends in the learning process of the Portuguese language. The author chose to analyze the case of Venezuelan students that recently came to Portugal. The students are enrolled in a class of portuguese as a foreign language. The students were asked to answer a sociolinguistic questionnaire, a test of self-evaluated linguistic competence, a test of written comprehension in portuguese as well as a brief interview. The results of this process suggest that false friends interfere with the process of learning portuguese by the Venezuelan students. With this work, the author aims to help the teachers of portuguese as a foreign language to be fully aware of the needs of the Venezuelan students, while trying to promote a more satisfying learning process, and a more effective development of the languagept_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFalsos amigospt_PT
dc.subjectFalsos cognatospt_PT
dc.subjectHeterossemânticospt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectEspanholpt_PT
dc.subjectHispanofalantespt_PT
dc.titleDificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202239667-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Especialidade de Alemão ou Francês ou Espanholpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf757.6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.