Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt_PT
dc.contributor.authorSousa, Mariana Cruzpt_PT
dc.date.accessioned2019-04-11T08:30:49Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25745-
dc.description.abstractEste relatório de estágio, enquadrado no âmbito das unidades curriculares Seminário de Orientação Educacional [SOE] e Prática Pedagógica Supervisionada [PPS], do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo problematizar e refletir sobre o ensino e aprendizagem da gramática, procurando mostrar a importância de um trabalho com dispositivos didáticos que promovam a reflexão sobre a língua no desenvolvimento de competências gramaticais. O estudo apresentado centrase no ensino da gramática através do dispositivo didático “laboratório gramatical”, numa turma do 6.º ano de escolaridade. A principal finalidade deste estudo consiste em avaliar os efeitos deste dispositivo didático nas aprendizagens dos alunos, comparando os resultados de um pré-teste no início do laboratório gramatical com um pós-teste no final da implementação. O quadro teórico que orientou e sustentou o percurso didático deste trabalho incide sobre o papel do ensino da gramática na aprendizagem da língua Portuguesa, os dispositivos didáticos de ensino da gramática e sobre o conteúdo gramatical em questão. A metodologia adotada foi a investigação-ação, na medida em que a professora foi a investigadora e centrou o seu ensino no desenvolvimento de um conteúdo da gramática, neste caso, os pronomes pessoais em adjacência verbal. Os dados foram recolhidos através de um questionário, da observação, de pré-teste e do pós-teste. Os dados revelam uma tendência para um efeito positivo na utilização deste dispositivo didático, pois mostram que a maioria dos alunos utilizou corretamente os pronomes pessoais em adjacência verbal nas diversas situações trabalhadas sobre o conteúdo gramatical em causa. Para a professora-investigadora foi extremamente importante compreender e vivenciar a implementação do laboratório gramatical, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências ligadas à didática do Português, mais concretamente à área da gramáticapt_PT
dc.description.abstractThis master thesis report, within the scope of the Seminário de Orientação Educacional [SOE] and Prática Pedagógica Supervisionada [PPS] curricular units of the 2nd year of the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, intents to problematize e reflect on grammar teaching and learning, it tries to show the importance of working with didactic devices that promote a reflection about the language on the development of grammar skills. The presented study focuses on grammar teaching through the didactic device “laboratório gramatical”, in a 6th grade class. The main goal of this study is to evaluate the effectiveness of this didactic device in student learning, comparing the results between a pre-test in the beginning of the grammar laboratory and a post-test in the end of the application. The theoretical framework that oriented and sustained the didactic course of this work focuses on the role of the grammar teaching in the learning of the Portuguese language, the didactic devices of the grammar teaching and on the grammatical content itself. The adopted methodology was the action-research, insofar as the teacher was the researcher and focused her teaching in the development of a grammatical content, in this case, the personal pronouns in verbal adjacency. The data were collected through a survey, observation, a pre-test and a post-test. The data reveal a tendency towards a positive effect in the usage of this didactic device, since it shows that the majority of the students correctly used the personal pronouns in verbal adjacency in the several scenarios about the stated grammatical content. For the teacher it was extremely important to understand and to live the application of the grammar laboratory, to the extent that it allowed the development of skills related to Portuguese teaching, more precisely in the grammatical fieldpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da gramáticapt_PT
dc.subjectLaboratório gramáticalpt_PT
dc.subjectPronomes pessoais em adjacência verbalpt_PT
dc.subjectDidática da língua portuguesapt_PT
dc.titleO laboratório gramatical como dispositivo didático: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2021-01-07-
dc.identifier.tid202234452-
dc.description.masterMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf7.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.