Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25726
Title: A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
Author: Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Texto literário
Leitura literária
Poesia
Criatividade
Formação de leitores
Defense Date: 21-Dec-2018
Abstract: Este estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativas
This study has its major focus on poetry teaching and learning. Therefore, this work is a way to better understanding the affinity that students have with poetry and how school experiences do influence the development of this relationship. We divided the theoretical work into two parts: the first one was about learning of creative writing in which were addressed concepts such as creativity and its contributions to the development of the individual; the second one is related to the teaching and learning of poetry and its contribution as a way to create readers. By asking to students, from 5th and 6th grade, to answer a questionnaire, three different but related types of data were obtained: students' relationship with poetry; students' knowledge of poetry; the relationship between poetry and school. To better realize, we used the technique of focus group, in order to understand and reinforce some conclusions that emerged from the questionnaire. There is some difficulty towards students regarding their relationship with poetry, as well as some lack of knowledge regarding poems and its authors. It is assumed that school activities seem to be insignificant and do not meet students’ expectations and likes
URI: http://hdl.handle.net/10773/25726
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.