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Title: O trabalho experimental no ensino das geociências: construção de materiais e sua validação no contexto da sala de aula
Author: Marques, Eva Maria Nunes
Advisor: Marques, Luís Manuel Ferreira
Defense Date: 2001
Abstract: Este trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da Didáctica das Ciências, mais especificamente na área do Trabalho Experimental no Ensino das Geociências, pretende contribuir para a valorização desta estratégia atendendo às suas potencialidades formativas. Realçamos o Trabalho Experimental perspectivado para a resolução de situaçõesproblema integradas em contextos reais. Esta orientação metodológica pode apresentarse especialmente relevante para ajudar os alunos a relacionarem os conceitos teóricos com algumas aplicações práticas, realçando-se a utilidade dos mesmos e fomentando a motivação intrínseca. Por sua vez, esta forma de abordar o Trabalho Experimental exige que os alunos mobilizem, constantemente, os seus conhecimentos articulando continuamente a teoria e a aplicação prática favorecendo, assim, a integração dos conhecimentos conceptuais e procedimentais. Neste enquadramento, definiram-se os seguintes objectivos gerais deste trabalho: identificar as atitudes dos alunos em relação ao Trabalho Experimental, elaborar e implementar materiais curriculares alternativos, analisar o desenvolvimento de capacidades e atitudes inerentes à resolução de situações-problema no âmbito das Geociências. Assim, após a definição do objecto de investigação, procedeu-se à selecção e construção do instrumento de recolha de dados que permitiu identificar as atitudes dos alunos sobre o Trabalho Experimental proposto nas aulas de Geociências. Os resultados obtidos evidenciaram que as actividades experimentais implementadas nas disciplinas com conteúdos de Geociências não contemplam os processos de resolução de problemas. A identificação das atitudes dos alunos relativas ao Trabalho Experimental influenciou a concepção e construção de materiais curriculares alternativos, que incluíram actividades experimentais suscitadas por situações problema para cuja solução as Geociências contribuíram. Para procedermos à avaliação dos materiais construídos foi administrado um questionário, elaborado para o efeito, a uma turma de alunos. Desta forma, foi-nos possível avaliar a exequibilidade e a adequação dos materiais construídos, assim como, obter dados que apoiassem uma reflexão crítica relativa à concepção e planeamento dos mesmos. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos valorizaram este tipo de actividades experimentais pelo facto de terem favorecido a compreensão da utilidade do conhecimento geológico e, também, por terem criado oportunidade para trabalharem em grupo na realização das tarefas. Neste contexto puderam tomar consciência de diferentes pontos de vista, aprender a negociar e a renunciar às suas próprias posições em função de um objectivo colectivo. Face a estes resultados, parece ficar realçada a indispensável mudança metodológica na forma tradicional de se implementar o Trabalho Experimental no Ensino da Geociências.
This study developed in the area of Science Education is particularly concerned with Experimental Work in Earth-Sciences teaching. The approach of Experimental Work is developed in the perspective of problem solving in familiar contexts and is seen as an appropriate methodology to help students: Articulate theoretical concepts with practical issues, emphasizing the usefulness of this integration and also its role for increasing motivation; Integrate conceptual and procedural knowledge. The objectives defined within this framework are as follow: To identify students attitudes in relation to Experimental Work; To design and implement curricular materials based on a constructivists perspectives; To analyse the development of competence and attitudes emerging from problem solving strategy in Earth-Science teaching. The questionnaire was tool selected to collect data from the students. The tool was administrated to a sample of 434 individuals. The analysis revealed that there is a gap between Experimental Work, which is carried out in Earth Sciences in school and problem solving and attitudes. The understanding of previously identified students’ attitudes influenced curricular materials designed for the study. Nevertheless they are also rooted on familiar Earth Science issues. The implementation of the materials took five weeks. The assessment was carried out through a questionnaire administrates nineteen students. The results reveal that the learners: Enjoy the methodology which was been used, because it enables a better understanding of the relevance of the geological knowledge; Stressed the opportunity of presenting and discussion different views, negotiate their own perspectives and to voluntarily dismiss of times some of their previous ideas. Suggest the developments of similar Earth Sciences teaching strategies in the approach of new topics. From this set of results, the author suggests that it is crucial to important change in Earth Sciences teaching, at least, as far as Experimental Work is concerned. It is vital to move Earth-Sciences teaching towards a more constructivist’s way enabling the students to achieve on investigative attitudes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25703
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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