Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25699
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dc.contributor.authorOliveira, Manuel Laurindo dept_PT
dc.date.accessioned2019-04-05T10:31:31Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25699-
dc.description.abstractEm 2002 concebi uma metodologia para o ensino e aprendizagem a utilizar nos cursos superiores de Contabilidade e Administração, baseada num Modelo de Simulador de Ambiente Empresarial, de base tecnológica, que para o efeito desenvolvi. Dada a enorme complexidade deste modelo, perspetivei um projeto para a sua implementação em quatro fases, que referenciei como PECRESC – Projecto para a Modernização do Ensino Superior da Contabilidade e da Gestão. A particularidade deste processo de formação, centrado no ensino e aprendizagem em grupo e no desenvolvimento de competências, molda a metodologia do ensino, da aprendizagem e da avaliação. De destacar que o respetivo sistema de avaliação das aprendizagens está construído numa base informática de recolha contínua e ponderação sistemática de uma série de indicadores. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais. A primeira fase de implementação desta metodologia iniciou-se com a realização do projeto piloto que presidiu à criação das unidades curriculares de Projecto de Simulação Empresarial, ministradas no final da licenciatura em Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Das diversas avaliações entretanto efetuadas e que sempre relevaram o assinável êxito da solução proposta, destacamos duas investigações realizadas no âmbito das competências e do modelo de avaliação utilizado. Estes trabalhos concluíram pela adequação do modelo ao ensino e aprendizagem das mesmas, evidenciando, todavia, as deficiências inerentes ao facto de tal projeto piloto se restringir apenas a duas unidades curriculares em final do respetivo curso, suscitando assim a necessidade de melhorar a organização do mesmo para aproveitar as potencialidades desta metodologia inovadora. Com base nos resultados destes estudos, desenvolvemos a presente tese, tendo como objetivo apresentar uma proposta para que um novo curso possa acolher esta nova metodologia, concretizando assim o então previsto na segunda fase do projeto PECRESC. Para o efeito, no ano letivo de 2015-2016 recolhemos dados qualitativos e quantitativos através de inquérito, via questionário. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística, análise de conteúdo e técnica de triangulação dos dados. Concluímos pela apresentação de uma proposta de um novo curso superior de Contabilidade inspirado nesta nova metodologia didática, que combina a utilização de um Modelo de Simulador do Ambiente Empresarial - permitindo a aplicação dos conhecimentos ministrados nas diferentes unidades curriculares das ciências empresariais, numa perspetiva de desenvolvimento coordenado dos saberes ao longo do mesmo - com a experienciação através de estágio em ambiente real.pt_PT
dc.description.abstractIn the year 2002 I have conceived a methodology for teaching and learning to use in the superior courses of Accounting and Administration, based on a Business Environment Simulator Model, technology-based, which was develop for that purpose. Given the enormous complexity of this model, I've planned a project for its implementation in four phases, which I refer to as PECRESC - Project for the Modernization of Higher Education in Accounting and Management. The particularity of this training process, focused on teaching and learning in group and in the development of competencies, shapes the methodology of teaching, learning and assessment. It should be noted that the respective system of learning assessment is built on a computerized database for continuous collection and systematic weighting of a series of indicators. Individual and group work are the main factors in the development of the generic competences (relational) and behavioural. The first phase of implementation of this methodology began with the realization of the pilot project which presided over the creation of the curricular units of Business Simulation Project, held at the end of the degree in Accounting and Administration in the Superior Institute of Accounting and Administration of Porto. Of the various evaluations made in the meantime and which have always pointed out the success of the proposed solution we highlight two investigations carried out within the scope of the competences and the assessment model used. These studies concluded by the adequacy of the model to the teaching and learning of the same ones, showing, however, the inherent deficiencies to the fact that such pilot project is restricted to only two curricular units at the end of the respective course, thus raising the need to improve the organization of this one to enhance the potentialities of this innovative methodology. Based on the results of these studies we have developed the present thesis, having as purpose to present a proposal so that a new course can welcome this new methodology, thus materializing what was foreseen in the second phase of the PECRESC project. For this purpose, qualitative and quantitative data were collected during the academic year 2015-2016 through inquiry, via questionnaire. As a research methodology, statistical analysis, content analysis and data triangulation technique were used. We conclude by presenting a proposal for a new superior course of Accounting inspired in this new didactic methodology, which combines the use of a Business Environment Simulator Model - allowing the application of knowledge taught in the various courses of business sciences in a perspective of a coordinated development of knowledge throughout the same - with experience by internship in real environment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSimuladorpt_PT
dc.subjectContabilidadept_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogiaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleO ambiente empresarial simulado: proposta de um novo curso superior de contabilidade inspirado nesta nova metodologia didáticapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2021-01-16pt_PT
dc.identifier.tid101254946-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Educaçãopt_PT
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DEP - Teses de doutoramento

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