Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25485
Title: Promoção institucional em vídeo para os novos media : o caso do departamento de Geociências da Ua
Author: Gomes, Filipa Isabel Silva
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Vídeo promocional
Comunicação ciência
Marketing institucional
Defense Date: 2018
Abstract: O vídeo tornou-se um instrumento fundamental na área da promoção nos diversos setores, sejam eles a nível pessoal ou empresarial, tendo o seu papel vindo a ser reforçado pela fácil difusão pelos novos media. Nesse sentido, é importante o seu estudo no sentido de apoiar o planeamento de estratégias narrativas audiovisuais capazes de o suportar e de exercer a sua função. Neste contexto, as instituições de ensino, que se deparam com necessidades de diversificação de ofertas formativas, indo ao encontro das expectativas dos estudantes, procuram neste meio oportunidades para comunicarem de forma mais eficiente a sua oferta. Esta dissertação visa explorar a comunicação institucional através do vídeo, identificando as características mais comuns neste tipo de conteúdos audiovisuais, para as aplicar na construção de um vídeo para a promoção da Licenciatura em Geociências, procurando, simultaneamente, identificar outras linguagens, decorrentes dos novos media, e testá-las num outro vídeo, procurando perceber quais as estratégias narrativas audiovisuais mais adequadas ao público. O documento descreve o processo de produção e a avaliação final realizada aos dois vídeos. O resultado desta investigação conduziu à conclusão de que, muito embora o vídeo que adotou estratégias narrativas audiovisuais diferenciadas seja cativante, os estudantes ainda estão consideravelmente vinculados às estratégias mais comumente utilizadas em vídeos institucionais.
Video has become a key instrument in the promotion of the various sectors, whether on a personal or business level, and its role has been reinforced by the easy diffusion of new media. In this sense, it is important to study in order to support the planning of audiovisual narrative strategies capable of supporting it and of carrying out its function. In this context, educational institutions, which are faced with the need to diversify educational offerings, meeting the expectations of students, are looking for opportunities to communicate their offer more efficiently. This dissertation aims to explore institutional communication through video, identifying the most common characteristics in this type of audiovisual content, to apply them in the construction of a video for the promotion of the Degree in Geosciences, while trying to identify other languages, resulting from the new media, and test them in another video, trying to understand which audiovisual narrative strategies are most appropriate for the public. The document describes the production process and the final evaluation of the two videos. The result of this research led to the conclusion that, although the video that adopted differentiated audiovisual narrative strategies is captivating, students are still considerably linked to the strategies most commonly used in institutional videos.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25485
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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