Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25484
Title: DeCA sessions : vídeos musicais com projetos de alunos e ex-alunos do DeCA
Author: Parente, Andreia Filipa Ferreira
Advisor: Rui Manuel de Assunção Raposo
Keywords: Produção Audiovisual
DeCA
Vídeo Musical
Youtube
Facebook
Defense Date: 2018
Abstract: Este projeto de investigação, denominado de DeCA Sessions, inserido no Mestrado de Comunicação Multimédia, teve como objetivo a produção de vídeos musicais para projetos de cariz musical de alunos e ex-alunos do DeCA. A informação recolhida, através da revisão bibliográfica, para o desenvolvimento deste projeto esteve relacionada com dois acontecimentos fulcrais na história do vídeo musical. O primeiro acontecimento remete para a era da MTV e a ascensão do vídeo musical no quotidiano da população e o segundo retrata a dispersão dos vídeos do formato televisivo para o online. A migração dos vídeos musicais para as plataformas de divulgação audiovisual, nomeadamente o Youtube, originou um novo formato: o online. Deste feito, a difusão vídeo musical na rede permitiu uma maior facilidade na partilha e divulgação dos vídeos, sem barreiras territoriais e temporais. Neste contexto, os dois vídeos musicais realizados foram publicados em duas plataformas fulcrais para o DeCA Sessions, o Youtube e Facebook. Em ambas foi importante obter noções básicas sobre a utilização e exploração de funcionalidades bem como de ferramentas contidas nas próprias plataformas, como um meio proactivo na divulgação de vídeos de teor musical. Para além disso, através do Youtube Analytics e Facebook Insight foi possível analisar o impacto dos vídeos na comunidade musical. Após a implementação e análise dos dados estatísticos referentes aos vídeos publicados, foi possível concluir que o Facebook demonstra as condições necessárias para divulgar um projeto de cariz audiovisual semelhante.
This research project, named DeCA Sessions, embedded in the Multimedia Communication Master’s, aimed at the production of music videos for musical projects from DeCA students and former students. The information collected, through the bibliographic review, for the development of this project was related to two key events in the history of music videos. The first event refers to the MTV era and the rise of music videos in our everyday lives and the second depicts the dispersion of videos from the television to the online format. The migration of music videos to the audiovisual dissemination platforms, namely YouTube, gave way to a new format: online. As a result, the dissemination of music videos online has made it easier to share and diffuse videos without territorial and temporal barriers. In this context, the two music videos made were published on two key platforms for the DeCA Sessions, Youtube and Facebook. In both, it was important to get the basics on the use and exploitation of features, as well as tools included in the platforms themselves, as a proactive means in the promulgation of music videos. In addition, through YouTube Analytics and Facebook Insight it was possible to analyze the impact of videos in the music community.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25484
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf5.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.