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Title: Avaliação de paragens de transporte público rodoviário no município do Porto
Author: Silva, André Filipe Loureiro da
Advisor: Sá, Frederico Amado de Moura e
Keywords: Transporte público
Qualificação
Paragens rodoviárias
Avaliação
Apoio à tomada de decisão
Defense Date: 20-Dec-2018
Abstract: O quadro legislativo do setor dos transportes tem evoluído ao longo do tempo, respondendo progressivamente às necessidades da realidade. As diretrizes europeias estimularam esta evolução, através da promoção de um serviço de transporte público (TP) competitivo, inclusivo e de qualidade. A qualificação do serviço de TP é uma solução ao exorbitante uso do transporte individual, promotor de adversidades graves que exigem medidas das demais autoridades públicas. Neste contexto, muito marcado pela crescente motorização, a investigação foca-se, no que se considera ser um dos pontos primordiais ao desenvolvimento da rede de transportes públicos: as paragens rodoviárias (ou paragens de autocarros). Objetivamente procura desenvolver-se uma metodologia de avaliação de paragens de transporte público rodoviário (TPR) que permite: cadastrar as condições existentes das paragens; avaliar a qualidade das paragens; identificar as necessidades e os motivos de uma eventual intervenção. Para o efeito, através de uma breve revisão da literatura e de discussão com técnicos do município do Porto e orientadores do estágio realizado, determinaram-se um conjunto de indicadores que permitem desenvolver uma avaliação de desempenho das condições de serviço de paragens de TPR. Com este estudo, pretende-se sublinhar a importância das paragens de TPR para a melhoria do serviço de TP e contribuir para a adoção de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, tendo como o foco a localização da paragem e tipologias a adotar face à procura, nas perspetivas do operador, do gestor e do utilizador.
The legislative framework of the transport sector has evolved over time, progressively responding to the needs of reality. The European guidelines stimulated this evolution, by promoting a competitive, inclusive and quality public transport (PT) service. The qualification of the PT service is a solution against the exorbitant use of individual transportation, which promotes serious adversities that demands measures of other public authorities. In this context, highly marked by the increasing motorization, the research focuses on what is one of the key points for the development of the public transport network: road stops (or bus stops). Objectively seeks to develop a methodology for the evaluation of public road transport (PRT), which allows to: register the existing conditions of the stops; evaluate the quality of the stops; identify the needs and reasons for an eventual intervention. For this purpose, through a brief review of the literature and discussion with technicians from Porto municipality and mentors of the internship carried out, a set of indicators were determined that allows to develop a performance evaluation of the service conditions of PRT stops. With this study, it is intended to underline the importance of PRT stops to improvement of PT service and to contribute to the adoption of a support decision making tool, focusing on the location of the stop and typologies to adopt against the demand, based on operator, administrator and user perspectives.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25470
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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