Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25273
Title: | A gravação em vídeo como ferramenta no ensino do saxofone no ensino básico |
Author: | Duarte, Andreia Sofia Garcia |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Gravação em vídeo Saxofone Estratégia de ensino Ferramenta |
Defense Date: | 31-Oct-2018 |
Abstract: | O presente Relatório é referente à Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, na variante
de Saxofone, da Universidade de Aveiro. Nele são integradas
duas componentes distintas da prática educativa. A respetiva
contextualização, as práticas desenvolvidas e observadas e a
reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada
no ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Vilar do
Paraíso, constitui a primeira parte a primeira secção.
A segunda secção corresponde ao Projeto Educativo
implementado ao longo do ano letivo 2017/2018 na Escola de
Música da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro. Esta
secção é composta por materiais sequenciais decorrentes dos
estádios de conceção, implementação e reflexão. Foram
levantadas as questões, a partir do mote: “pode a gravação em
vídeo constituir uma ferramenta de ensino do saxofone no
âmbito do ensino básico?” Partindo de um contexto de
experiência pessoal com a gravação em vídeo como utensílio
de autorregulação no estudo individual, procurou-se perceber
quais os benefícios, limitações e de que modo pode a gravação
em vídeo ser implementada em sala de aula face a uma faixa
etária (7 aos 14 anos) que abrange três diferentes estádios de
desenvolvimento. Foi concebida, assim, uma investigação ação
com base na triangulação de conceitos referentes ao uso da
tecnologia na sala de aula de música, aos diferentes estádios
de desenvolvimento, ao impacto da visualização em vídeo e
criação de uma nova perspetiva de si próprio e da sua
performance. A investigação-ação foi direcionada à ampliação
de desenvolvimento de competências decorrentes de processos
de autoanálise e análise externa e centrou-se a sua
implementação com o exercício pedagógico, em contexto
individual. Ferramentas como observação direta e registos de
vídeo foram criadas para a obtenção e sistematização de
dados. Estes apontam para o impacto benéfico da gravação em
vídeo como ferramenta de sala de aula nos respetivos
participantes e para efeitos positivos consequentes que, de um
modo geral, convergiram no desenvolvimento das
competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social This Report refers to the Supervised Teaching Practice of the master’s degree in Music Teaching, in the Saxophone specialty of the Universidade de Aveiro. In it are integrated two distinct components of educational practice. The contextualization, the practices developed and observed, and the critical reflection of the Supervised Teaching Practice held in the academic year 2016/2017, at Academia de Música de Vilar do Paraíso, constitutes the first part of the first section. The second section corresponds to the Educational Project implemented during the academic year of 2017/2018 at Escola de Música da Banda Amizade - Banda Sinfónica de Aveiro. This section is composed of sequential materials resulting from the stages of design, implementation and reflection. The questions were raised from the motto: “can video recording constitute a teaching tool for the saxophone in the context of basic education?” Based on a personal experience context in which the video recording acted as a tool for self-regulation in individual study, we sought to understand the benefits, limitations and how it can be implemented in the classroom versus the range of an age group (7 to 14 years old) that covers three different stages of development, therefore, an action research was conceived based on the triangulation of concepts regarding the use of technology in the music classroom, the different stages of development, the impact of video visualization and creation of a new perspective on the self and its performance. The action research was directed to the expansion of the development of their competencies resulting from the processes of self-analysis and external analysis and focused its implementation within the pedagogical exercise, in an individual context. Tools such as direct observation and video recordings were created to obtain and systematize data. These points refer to the beneficial impact of video recording as a classroom tool and to the consequent positive effects that, in general, converged into the development of one’s musical competency in the cognitive, affective and social domains |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25273 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 5.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.