Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25273
Title: A gravação em vídeo como ferramenta no ensino do saxofone no ensino básico
Author: Duarte, Andreia Sofia Garcia
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Gravação em vídeo
Saxofone
Estratégia de ensino
Ferramenta
Issue Date: 31-Oct-2018
Abstract: O presente Relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, na variante de Saxofone, da Universidade de Aveiro. Nele são integradas duas componentes distintas da prática educativa. A respetiva contextualização, as práticas desenvolvidas e observadas e a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, constitui a primeira parte a primeira secção. A segunda secção corresponde ao Projeto Educativo implementado ao longo do ano letivo 2017/2018 na Escola de Música da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro. Esta secção é composta por materiais sequenciais decorrentes dos estádios de conceção, implementação e reflexão. Foram levantadas as questões, a partir do mote: “pode a gravação em vídeo constituir uma ferramenta de ensino do saxofone no âmbito do ensino básico?” Partindo de um contexto de experiência pessoal com a gravação em vídeo como utensílio de autorregulação no estudo individual, procurou-se perceber quais os benefícios, limitações e de que modo pode a gravação em vídeo ser implementada em sala de aula face a uma faixa etária (7 aos 14 anos) que abrange três diferentes estádios de desenvolvimento. Foi concebida, assim, uma investigação ação com base na triangulação de conceitos referentes ao uso da tecnologia na sala de aula de música, aos diferentes estádios de desenvolvimento, ao impacto da visualização em vídeo e criação de uma nova perspetiva de si próprio e da sua performance. A investigação-ação foi direcionada à ampliação de desenvolvimento de competências decorrentes de processos de autoanálise e análise externa e centrou-se a sua implementação com o exercício pedagógico, em contexto individual. Ferramentas como observação direta e registos de vídeo foram criadas para a obtenção e sistematização de dados. Estes apontam para o impacto benéfico da gravação em vídeo como ferramenta de sala de aula nos respetivos participantes e para efeitos positivos consequentes que, de um modo geral, convergiram no desenvolvimento das competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social
This Report refers to the Supervised Teaching Practice of the master’s degree in Music Teaching, in the Saxophone specialty of the Universidade de Aveiro. In it are integrated two distinct components of educational practice. The contextualization, the practices developed and observed, and the critical reflection of the Supervised Teaching Practice held in the academic year 2016/2017, at Academia de Música de Vilar do Paraíso, constitutes the first part of the first section. The second section corresponds to the Educational Project implemented during the academic year of 2017/2018 at Escola de Música da Banda Amizade - Banda Sinfónica de Aveiro. This section is composed of sequential materials resulting from the stages of design, implementation and reflection. The questions were raised from the motto: “can video recording constitute a teaching tool for the saxophone in the context of basic education?” Based on a personal experience context in which the video recording acted as a tool for self-regulation in individual study, we sought to understand the benefits, limitations and how it can be implemented in the classroom versus the range of an age group (7 to 14 years old) that covers three different stages of development, therefore, an action research was conceived based on the triangulation of concepts regarding the use of technology in the music classroom, the different stages of development, the impact of video visualization and creation of a new perspective on the self and its performance. The action research was directed to the expansion of the development of their competencies resulting from the processes of self-analysis and external analysis and focused its implementation within the pedagogical exercise, in an individual context. Tools such as direct observation and video recordings were created to obtain and systematize data. These points refer to the beneficial impact of video recording as a classroom tool and to the consequent positive effects that, in general, converged into the development of one’s musical competency in the cognitive, affective and social domains
URI: http://hdl.handle.net/10773/25273
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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