Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25267
Title: A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
Author: Almeida, Anabela Soares
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Barros, Olavo Tengner
Keywords: Ornamentação
Barroco
Ensino especializado em música
Prática de ensino supervisionada
Flauta transversal
Música de conjunto
Issue Date: 31-Oct-2018
Abstract: A ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018
The ornamentation is one of the most outstanding features of the Baroque period and its use has been given greater consideration due to historical concerns with the performance of early music. Considering this tendency, the first part of this dissertation tries to understand how this content is taught in the institutions of Specialized Education in Music. The second part of this work aims to describe the activity of guided teaching, developed at the Conservatório de Música do Porto, the subject of Supervised Teaching Practice (PES), supervised by the University of Aveiro in the course of the Master's Degree in Teaching Music- Transverse Flute and Ensemble Music. In this way, the following document presents the theoretical and practical developments applied in the context of the classroom during the 2017/2018 school year
URI: http://hdl.handle.net/10773/25267
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.