Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24924
Title: O trabalho de campo em geociências na formação de professores
Author: Rebelo, Dorinda Henriques Valente
Advisor: Marques, Luís Manuel Ferreira
Keywords: Ensino das ciências da terra
Estudos de campo
Supervisão de professores
Defense Date: 1998
Abstract: Constituindo a supervisão uma macro estratégia de formação capaz de promover a reflexão dos professores sobre as suas práticas nos diferentes ambientes de aprendizagem - sala de aula, laboratório e campo - ela surge como uma via privilegiada para introduzir a inovação e assim promover a qualidade de ensino nas escolas. Por isso, também ao nível das Ciências, nomeadamente das Geociências, a supervisão assume um papel preponderante na conceptualização e implementação de estratégias de formação consonantes com as novas perspectivas de ensino e aprendizagem. Por outro lado, atendendo à relevância do campo na abordagem de conceitos geológicos em Geociências, considerou-se que a supervisão ao nível daquele ambiente de aprendizagem deveria, também ai, proporcionar perspectivas inovadoras. Neste contexto, a autora sentiu que tinha que mudar as suas concepções e práticas como professora/supervisora, quer ao nível do Trabalho de Campo, quer ao nível da supervisão, para poder investir na formação de professores nesta área. Com o presente trabalho de investigação pretendeu-se, em primeiro lugar, conhecer as concepções dos professores sobre a utilização do Trabalho de Campo em Geociências. De seguida procurou-se compreender, a influência da construção de materiais curriculares a luz de um modelo alternativo e inovador, a sua implementação e posterior discussão com professores, na formação da investigadora. Para isso a investigação desenvolveu-se em 4 fases [...]
Supervision provides the guidelines for teachers to reflect on their practices in different learning environments (the classroom, the laboratory and the field). Therefore, at the science level, namely Earth-sciences, supervision plays an important role in helping teachers to reflect about the implementation of strategies according to new perspectives of the teachingllearning process. On the other hand and bearing in mind the importance of the field in the teaching of geologic concepts the author believes that supervision in Earth-sciences should introduce innovation also in this learning environment. In this context. the author felt that she should change her conceptions and practices as a teacherlsupervisor both regarding field work and supervision in order to invest in the training of the teachers at this level. [...]
URI: http://hdl.handle.net/10773/24924
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf99.17 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.