Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24899
Title: Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
Author: Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
Advisor: Pinheiro, Margarida Maria Solteiro Martins
Keywords: Felicidade
Felicidade no trabalho
Marketing
Marketing interno
Boas práticas
Defense Date: 2018
Abstract: O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações.
The concept of happiness, due to its scope and different ways in which it can be analysed in the work context, is capable of constituting itself as a management tool associated with internal marketing issues. Properly valued, this tool can contribute to greater employee satisfaction and commitment to the organization. This dissertation approaches the theme of happiness at work and aims to inventory a set of good practices and recommendations that can be constituted as contributors of happiness in organizations. The idea of happiness at work and the possibility of the concept to change practices of the organizations, led us to formulate several research questions. In fact, we try to perceive that specific types of strategies capable of contributing to an increase in happiness are susceptible of being modified in the practices of the organizations; and that practical recommendations that may constitute themselves as contributors to happiness can be indicated to organizations. To meet the challenge proposed and based on the review article of Fisher (2010), we opted for a qualitative descriptive methodology coupled with a developmental research. The results obtained by the theoretical study developed allow us to present a set of suggestions that may be presented as a manual of good practices for organizations.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24899
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.