Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24878
Title: Marketing digital e redes sociais no turismo: o caso do município de Ovar
Author: Silva, Jorge Miguel de Oliveira
Advisor: Breda, Zélia
Keywords: Internet
Marketing digital
Redes sociais
Turismo
Ovar
Defense Date: 2018
Abstract: O turismo apresenta-se atualmente como um setor em claro crescimento, tanto a nível internacional como nacional. Para além disto, no turismo tem-se vindo a verificar o aparecimento uma grande diversidade de novas tendências, muito ligadas ao mundo digital, em que os “novos turistas” estão sempre online. Estes desenvolvimentos tecnológicos levaram a um novo paradigma comunicacional em que os agentes turísticos têm que se adaptar à realidade e usufruir muito mais de estratégias de marketing que envolvam uma vertente digital. Ferramentas como o website e as redes sociais são fundamentais neste novo contexto, para o desenvolvimento comunicacional dos agentes do turismo. Os destinos turísticos devem-se adaptar à nova realidade e potenciar o seu turismo através de estratégias de marketing digital. Assim, pretende-se que os diferentes destinos turísticos investiguem quais são as melhores práticas e tendências no que se refere ao marketing digital e utilizar todos os seus recursos em benefício da sua promoção digital. Este trabalho evidencia a potencialidade de estratégias de marketing digital e redes sociais para os destinos turísticos, nomeadamente para o município de Ovar. Com base na literatura analisada e os dados primários recolhidos sugere-se que se dê início a uma estratégia de marketing digital, utilizando ainda as redes sociais e uma série de ferramentas que possam dar uma outra visibilidade ao município, de forma a desenvolver e a promover o turismo de forma sustentável.
Tourism is currently a sector that is clearly growing both internationally and nationally. In addition to this, tourism has witnessed the emergence of several new trends, closely linked to the digital world, where "new tourists" are always online. These technological developments have led to a new communication paradigm in which tourism stakeholders have to adapt to this reality and take advantage of digital marketing strategies. Tools such as the website and social media are fundamental in this new context for the communication development of tourism stakeholders. Tourism destinations must adapt to this reality and boost their tourism through digital marketing strategies. Thus, it is intended that tourism destinations investigate the best practices and trends in digital marketing and use all their resources to benefit their digital promotion. This work shows the potential of digital marketing strategies and social media for tourism destinations, namely for the municipality of Ovar. Based on the literature review and the obtained data, it is suggested that a digital marketing strategy should be started, using social media and a series of tools that could boost the visibility of the municipality’s tourism, and promote its sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24878
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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