Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24871
Title: Das concepções de professores de ciências a percursos de desenvolvimento profissional: um estudo centrado na avaliação das aprendizagens dos alunos
Author: Marques, Elisa Maria Ferreira Pinto Ramos
Advisor: Costa, Nilza
Keywords: Professores de ciências
Supervisão
Formação de professores
Avaliação dos alunos
Defense Date: 2002
Abstract: A melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de qualquer disciplina, e das Ciências da Natureza em particular, deve integrar um sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos com um carácter contínuo e formativo e que se projecte sobre todas as componentes do processo didáctico. Para que tal ocorra é necessário que os professores tenham uma formação adequada nesse domínio. As mudanças que caracterizam a sociedade actual têm repercussões em diversos domínios, nomeadamente na educação e nesta, na avaliação. Essas mudanças justificam a necessidade de uma formação continuada dos professores em exercício. É neste contexto que se insere o estudo realizado. 0 seu objecto de estudo é o processo de formação contínua de professores de Ciências da Natureza (2° Ciclo) centrado no tema da avaliação das aprendizagens dos alunos, tendo como principal finalidade aprofundar a compreensão de tal processo. O estudo de investigação realizado, que incluiu também uma vertente formativa, é do tipo descritivo, interpretativo e interventivo e desenvolveu-se em três fases. Na primeira, concebeu-se um plano de formação contínua de professores e desenvolveu-se o design da investigação, em ambos os casos com base num quadro teórico e metodológico assente na literatura. Na segunda, implementou-se o processo com um grupo de três professores, durante um período de aproximadamente quatro meses. Na última fase procedeu-se à sua avaliação. Os dados foram obtidos através de uma diversidade de instrumentos, a saber: questionários, registos das sessões de formação, fichas de avaliação das sessões e trabalhos realizados pelos professores participantes. Dos resultados do estudo emergem indicadores que corroboram a relevância de se desenvolver processos de formação contínua centrados (i) na reflexão e partilha de saberes de todos os intervenientes do processo, (ii) nas práticas dos professores e (iii) num programa flexível de forma a respeitar e incluir necessidades dos professores expressas ao longo do processo. No caso em estudo, este último aspecto resultou numa valorização do desenvolvimento de reflexões e de instrumentos de avaliação para o caso do trabalho prático, que os professores em formação foram utilizando nas suas práticas sob a supervisão da professora investigadora. Pese embora as limitações do estudo, em particular o não ter sido possível efectuar uma avaliação do impacto da formação após o seu término, este sugere a importância de prosseguir com planos de formação caracterizados pelas dimensões acima enunciadas. A necessidade de aprofundar a problemática estudada, nomeadamente, com outros grupos de professores e num período de tempo mais alargado que permita, em particular, realizar um estudo de avaliação do impacto da formação, é apontada como linha de desenvolvimento futuro deste trabalho.
The enhancement of the quality of the teaching and learning process of any discipline, and in particular in the area of natural sciences, should include a component in pupils' assessment with a formative and continuous dimension and which contemplates all the variables of the teaching and learning process. The preparation of the teachers to fulfill this last function is certainly necessary. The rapid changes which occur in today's society have implications in several domains, namely in education, and with its respect in assessment. Those changes justify by themselves the need for the development of in-service teachers programmes. The study presented here is located in this context. Its object of study is the process of science teachers professional development (5ht and 6th grades) in the field of pupils' assessment. The main aim of the study is to contribute to the understanding of such process. The research which has been carried out, which also contains a formative dimension, has a descriptive, interpretative and interventive nature. The study has been developed in three main stages. In the first, the design of the study was done, in what concerns its formation and research dimension, both based on the literature. In the second stage, the formation programme has been implemented with a group of three teachers, during a period of, approximately, four months. In the third stage, the programme was evaluated. Date has been gathered through a diversity of instruments, namely, questionnaires, registers of the formation sessions, assessment activities and reports done by the teachers along the programme. The results of the study corroborate that in-service teachers' formation programmes should be centred on: (i) the reflection and sharing of experience among all the participants, (ii) teachers' practices and (iii) a flexible programme which takes into account teachers' needs expressed by themselves along the formation process. In the study carried out the last aspect emerged for the assessment of practical work topic as well as for the construction of assessment instruments for such purpose which teachers have used in their classes under the supervision of the researcher. Despite the limitation of the study, in particular concerning the impossibility of conducting an impact evaluation study about the formation after its end, the study suggests the importance of pursuing programmes for in-service teachers' training based on the dimensions mentioned above. The development of the study, in particular through the application of a similar programme with other teachers and through a more extensive period of time (which may enable the conduction of an impact evaluation) is suggested as a line for further research.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24871
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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