Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro dapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Rui Pedro Costapt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Samuel Baptistapt_PT
dc.date.accessioned2018-12-07T16:31:21Z-
dc.date.available2018-12-07T16:31:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24823-
dc.description.abstractNuma sociedade de rápido desenvolvimento tecnológico, associado ao crescente uso do smartphone, surgem novos hábitos específicos de interação e consumo de conteúdos, nomeadamente, através de gestos baseados no toque. Um destes novos hábitos de interação é o swipe - movimento rápido efetuado com o polegar. Este gesto permite aos seus utilizadores tomar decisões de forma rápida, espontânea e decisiva, o que pode não remeter a lógica de swipe somente para uma vertente técnica de interação, mas também associar a mesma a possíveis mudanças comportamentais na interação com os conteúdos. Este estudo tem como propósito perceber se esta lógica de interação está implícita nos jovens, se fazem uso dela regularmente, e se terá implicações no consumo de conteúdos por parte dos mesmos. De forma a atingir este objetivo, foi solicitado a 34 estudantes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro que efetuassem um teste, com recurso a eye tracker, onde tiveram que completar as tarefas propostas, sendo que as mesmas podiam ser efetuadas com, ou sem recurso à lógica de swipe. Os resultados obtidos levam a concluir que os participantes com sistema operativo android não estão familiarizados com a lógica de swipe. Por outro lado, os participantes com sistema operativo iOS estão familiarizados e utilizaram esta lógica para completar as tarefas que lhes foram propostas. Por fim, os resultados também mostram que os participantes conseguiram efetuar as tarefas de forma mais eficiente recorrendo a esta lógica de interação.pt_PT
dc.description.abstractIn a society of quick technological development, coupled with the growing use of smartphones, new habits of interaction and consumption of contents arise, namely, through gestures based on touch. One of these new habits of interaction is the swipe - quick movement done with the thumb. This gesture allows users to make decisions quickly, spontaneously and decisively, which may not only refer to the swipe logic as a technical aspect of interaction, but also to associate it with possible behavioral changes in the interaction with contents. The aim of this study was to understand if this interaction logic is implicit in the young, if they use it regularly, and if it has implications in the way they interact with them. In order to reach this goal, 34 students from the Department of Communication and Art of the University of Aveiro were asked to take a test using the eye tracker, where they had to complete the proposed tasks, which could be solved with or without the swipe logic. The results obtained lead to the conclusion that participants with android operating system are not familiar with the swipe logic. On the other hand, the participants with the iOS operating system showed to be familiar with this logic and have used it to complete the tasks that have been proposed. Finally, the results also showed that participants were able to perform tasks more efficiently using this interaction logic.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSwipept_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.titleLógica de swipe em smartphones no consumo de conteúdos por parte dos jovenspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202241009-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.