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dc.contributor.advisorBranco, Vasco Afonso da Silvapt_PT
dc.contributor.authorBispo, Renato Jorge Costa Lopespt_PT
dc.date.accessioned2018-12-04T14:33:00Z-
dc.date.available2018-12-04T14:33:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24793-
dc.description.abstractA presente tese procura investigar o papel que os produtos desenvolvidos para a incapacidade podem ter no combate aos estereótipos estigmatizantes. Neste sentido, procura colmatar uma lacuna do enquadramento teórico da acessibilidade e do design inclusivo, que tende a centrar-se fundamentalmente na concepção e adaptação das estruturas físicas que compõem o ambiente construído, abordando apenas lateralmente a importância da mudança de mentalidades para os processos de inclusão social. Ao longo da tese, é apresentada a noção de objeto antiestigmatizante, procurando tornar claro como este pode interferir na reprodução do estigma e da discriminação; é proposto um conjunto de princípios que procura lançar as bases para o design de produtos antiestigmatizantes forma consistente em diferentes contextos socioculturais; é apresentada uma metodologia desenvolvida para aferir o sentido estigmatizante ou antiestigmatizante de um produto, com base na análise do seu campo semântico; são apresentados os resultados de um inquérito, relativamente à perceção da discriminação, aplicado a cerca de 350 pessoas envolvidas na luta pelos direitos das pessoas com incapacidade; e é discutido o desenvolvimento de um projeto de mobilidade antiestigmatizante. Os resultados alcançados permitem confirmar a relevância dos produtos antiestigmatizantes, quer no estímulo de novos comportamentos por parte das pessoas com incapacidade, quer na mudança de mentalidades fundamental para a inclusão social.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis seeks to research the role that products designed for disability can have in the course of challenging stigmatizing stereotypes. In this sense, it aims to fill a gap in accessibility and inclusive design theoretical framework, which tends to fundamentally focus on the design and adaptation of the physical structures that comprise the built environment, approaching only laterally the relevance of changing mentalities to social inclusion. Throughout the thesis, we present the notion of an anti-stigmatizing product, seeking to make it clear how this relates to preventing stigma and discrimination to reproduce; we propose a set of principles that aims to lay the foundations to the design anti-stigmatizing products consistently in different sociocultural contexts; we present a methodology developed to assess the stigmatizing or antistigmatizing meaning of a product, based on an analysis of its semantic field; we present the results of a discrimination perception survey of approximately 350 persons involved in the fight for disabled people’s rights; and we discuss the development of an anti-stigmatizing mobility project. The results obtained confirm the relevance of anti-stigmatizing products, both in encouraging new behaviors by people with disabilities and in changing mentalities, which are fundamental for social inclusion.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectDesign Inclusivopt_PT
dc.subjectIncapacidadept_PT
dc.subjectEstigmapt_PT
dc.titleDesign contra o estigmapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101243898-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Designpt_PT
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UA - Teses de doutoramento

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