Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24640
Title: Os professores de matemática e a resolução de problemas na gestão do currículo
Author: Abreu, Maria Margarida Martins Portugal de
Advisor: Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu Neves
Keywords: Professores de matemática
Gestão curricular
Defense Date: 2002
Abstract: Este estudo tem como objectivo contribuir para a compreensão do modo como os professores de Matemática organizam as actividades de resolução de problemas, explicitamente recomendadas nos documentos curriculares, percebendo que decisões estão subjacentes a essa organização. Para tornar mais claro este objectivo, foram também formuladas algumas questões, que se prendem com duas vertentes desta investigação. A primeira mais ligada ao modo como os professores de Matemática encaram o currículo e como perspectivam o papel da disciplina de Matemática na construção e desenvolvimento de competências nos seus alunos: O que dizem sobre o currículo? Qual o papel que atribuem à disciplina de Matemática no currículo escolar dos alunos? A segunda vertente mais ligada ao modo como incorporam essas ideias na sua prática e que decisões tomam na organização das actividades de resolução de problemas: Que decisões orientam a organização das actividades na aula de Matemática? Que tipo de tarefas são propostas e o que preside a essa escolha? Qual o papel do professor e dos alunos? O que valorizam na avaliação dos alunos? Como metodologia de investigação adoptou-se o estudo de caso que, centrando-se na análise de perspectivas e práticas de quatro professoras de Matemática do 2°ciclo pertencentes a uma mesma escola, procurou obter uma maior compreensão das suas semelhanças e diferenças face a um conjunto de orientações e decisões a aplicar na mesma comunidade educativa. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas semi-estruturadas, da observação de aulas e da análise de documentos elaborados ao nível da escola e do Departamento para orientação e apoio ao trabalho dos professores. Foi feita, também, uma breve descrição da organização e funcionamento do Departamento Curricular de Matemática, a partir da observação de duas reuniões do Departamento e da análise de actas relativas a um período de quatro anos lectivos. Das conclusões deste estudo salientamos a imagem que ainda prevalece do professor enquanto profissional que actua de forma individual e isolada, cuja formação e experiência de ensino permite modelar práticas e desenvolver saberes. Dos dados analisados conclui-se que o professor assume como principal responsabilidade e função executar da melhor forma possível as orientações definidas pelas autoridades educativas relativamente aos saberes disciplinares a ensinar tendo como suporte os valores, perspectivas e objectivos defendidos por cada um. Os dados permitem sublinhar também que, apesar de um entendimento comum sobre o currículo enformado por uma lógica disciplinar, é possível destacar visões distintas sobre a Matemática e sobre o ensino da Matemática, pondo também em evidência a existência de diferenças notórias no que respeita à forma como estas professoras têm contactado e reagem às orientações curriculares contidas nos documentos oficiais, bem como à forma como se têm envolvido na sua discussão [...]
URI: http://hdl.handle.net/10773/24640
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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