Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24618
Title: Reprodução humana e cultura científica: um percurso na formação de professores
Author: Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Advisor: Martins, Isabel Pinheiro
Keywords: Ensino das ciências
Formação de professores
Informação científica e técnica - Atitudes dos professores
Defense Date: 1999
Abstract: O estudo que se apresenta, baseado no modelo alostérico de aprendizagem (Giordan e De Vecchi, 1987; Giordan, 1989), teve por finalidade a concepção, o desenvolvimento e a avaliação, em sala de aula, de uma estratégia de formação iniciai de professores (do 1o Ciclo do Ensino Básico - 1°CEB) acerca da Reprodução Humana, com vista à desconstrução / reconstrução das concepções previamente identificadas. Posteriormente, analisou-se o modo como estes, em situação de prática pedagógica com alunos do 3o ano de escolaridade, concretizavam estratégias de formação idênticas, no âmbito do mesmo tema. Duas grandes ideias orientaram esta investigação, as quais se constituíram em hipóteses de trabalho que vieram a ser corroboradas: > A utilização, na formação de professores, de estratégias de desconstrução de concepções não adequadas, acerca da "Reprodução Humana", permitirá melhorar a aprendizagem de saberes científicos neste domínio. > A construção/apropriação destes saberes científico-didácticos ao longo da formação inicial facilitará o desenvolvimento de competências profissionais dos futuros professores, o que se traduzirá na melhoria/renovação das suas práticas em contexto escolar do 1°CEB. Trata-se de uma investigação interpretativa de natureza qualitativa, desenvolvida em três fases. A Fase I - estudo preliminar- incidiu na caracterização da importância atribuída, no 1o CEB, à temática da "Reprodução Humana". As Fases II e III foram, respectivamente, de intervenção/avaliação nas componentes de formação (educação em Ciências) e de acção (prática pedagógica) da formação inicial de professores do 1o CEB. Foram objectivos do estudo: - Fase I - • Proceder ao levantamento de estudos, realizados em Portugal e noutros países, no âmbito das concepções acerca da "Reprodução Humana". • Analisar o programa e os manuais escolares de "Estudo do Meio" para o 3o ano de escolaridade, no que respeita àquela temática. • Conhecer o que se faz em escolas do 1°CEB, auscultando professores sobre práticas neste domínio e proceder à sua caracterização sumária. - Fase II - • Construir e implementar uma estratégia de formação que visasse a identificação das concepções dos futuros professores acerca da "Reprodução Humana", bem como a sua desconstrução e a aproximação a saberes cientificamente aceites, na perspectiva da formação de professores do 1°CEB. • Avaliar o impacto da estratégia implementada ao nível dos saberes alcançados pelos professores em formação. - Fase llI- • Acompanhar os futuros professores, em situação de prática pedagógica, na concepção/elaboração de materiais didácticos e respectivas estratégias de exploração, adequados a crianças do 3o ano de escolaridade, com vista à aprendizagem dos conceitos biológicos envolvidos na temática da "Reprodução Humana", privilegiando a identificação das suas concepções como ponto de partida [...]
URI: http://hdl.handle.net/10773/24618
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf118.96 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.