Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zoudilkine, Evgueni | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, Leonardo Corrêa Botta | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2018-10-23T12:41:32Z | - |
dc.date.available | 2018-10-23T12:41:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/24437 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve os aspectos musicais que constituem o repertório para Coro Falado, modalidade de canto coletivo que abrange um conjunto vasto de características e técnicas que fazem uso das inflexões entoativas da fala, tais como textos projetados através da recitação, sprechstimme, utilização de fonemas do IPA, efeitos vocais, entre outros. Para tanto, são apresentados alguns dados com fins de compreensão do seu contexto histórico e estético tendo como referências peças de diversos compositores e o cenário que as permeiam, estabelecendo uma relação com estudos prosódicos onde nomeadamente verificou-se conexões com o estilo em questão, chamando atenção para questões até então pouco contempladas. Um breve panorama sobre obras para Coro Falado pôde auxiliar no entendimento da utilização do texto e seus desdobramentos de transposição da fala para a música revelando procedimentos estruturantes no campo da Composição que alicerçaram argumentos para a realização de uma obra autoral inédita. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work describes the musical aspects that constitute the repertoire for Spoken Choir, a collective singing modality that covers a vast set of characteristics and techniques that make use of the intonative inflections of speech, such as texts projected through recitation, sprechstimme, use of phonemes IPA, vocal effects,among others. In order to do so, some data are presented for the purpose of understanding its historical and aesthetic context, having as reference pieces of several composers and the scenario that permeates them, establishing a relationship with prosodic studies where, in particular, connections with the style in question were found, calling attention to issues that have hitherto been overlooked. A brief overview of works for Choir was able to help in the understanding of the use of the text and its unfolding of speech transposition to the music revealing structuring procedures in the field of Composition that were constituted in arguments for the accomplishment of an unpublished authorial work. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Coro Falado | pt_PT |
dc.subject | Prosódia | pt_PT |
dc.subject | Entoação | pt_PT |
dc.subject | Análise Musical | pt_PT |
dc.subject | Composição | pt_PT |
dc.title | Estudos em prosódia aplicados às obras para coro falado: uma abordagem analitico-composicional | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202239330 | - |
dc.description.master | Mestrado em Música | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 18.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.