Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Fausto Manuel da Silvapt_PT
dc.contributor.authorLima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaiopt_PT
dc.date.accessioned2018-10-22T14:55:35Z-
dc.date.available2018-10-22T14:55:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24423-
dc.description.abstractA memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada.pt_PT
dc.description.abstractMemorization consists of the ability to store information so that we can retrieve it whenever necessary. In the preparation of a piece, memorization plays a fundamental role, since it can be an excellent indicator of musical comprehension. However, the teaching of memorization strategies is often devalued in the formation of the students, and memorization happens, mostly, by repetition. In this Educational Project – Part II of this document – I developed the theme "memorization strategies", whose main objective is to list and test a series of strategies that, although they have been applied to students in the third cycle, can be used transversally in all grades of teaching music. Two games have also been tried out to test memorization, to make this task more interesting and challenging for students. This document is divided into two parts: Part I presents the Supervised Teaching Practice report and, Part II, the Educational Project. Part I includes the Supervised Teaching Practice report which was held at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga. In this section I present the observation reports of the classes taught and assisted and the internship activities carried out, which concludes with a reflection on the Supervised Teaching Practice.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectEstratégias de Memorizaçãopt_PT
dc.titleEstratégias de memorização: um contributo para o ensino de pianopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240541-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf16.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.