Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24414
Title: Otimização de uma nova unidade industrial de uma empresa na indústria da madeira
Author: Guia, Flávia Castro Silva
Advisor: Matias, João Carlos Oliveira
Godina, Radu
Keywords: Melhoria contínua
Otimização do sistema kanban
Gestão de stock
Trabalho em equipa
Defense Date: 27-Jul-2018
Abstract: Ao longo dos últimos anos, as empresas para responderem ao mercado competitivo em que estão inseridas, necessitaram de alterar comportamentos, de modo a melhorarem e tornarem os produtos e serviços mais rentáveis. Uma das respostas a esta mudança de paradigma passa pela melhoria contínua como uma estratégia de desenvolvimento. Este projeto surge com o recente arranque de uma unidade produtora de amostras derivadas da madeira, que no passado viveu grandes períodos de pressão, mas que atualmente se encontra disposta a colmatar as falhas ocorridas durante o período de arranque. Para efeito, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, nomeadamente a investigação ação, e procurou-se adaptar à realidade da empresa após ter sido estudado, delineado e priorizado o problema em estudo. Este trabalho propõe-se a otimizar uma pequena empresa na indústria da madeira, onde o sistema kanban e os princípios diários da melhoria contínua foram implementados. Este caso mostra como ferramentas simples motivaram a equipa a resolver os próprios problemas e ainda, como a implementação de forma integrada destas ferramentas levou à otimização da unidade.
Over the past few years, companies have answered to the competitive market in which they should change behaviors to improve and make products and services more profitable. One of the answers to this paradigm shift is through continuous improvement as a development strategy. This project comes up with the recent start of a wood-derived sample-producing unit, which in the past experienced long periods of pressure, but currently is prepared to fill the gaps during the starting period. Thus, a qualitative research methodology was used, namely action research, and it was tried to adapt to the reality of the company after having been studied, delineated and prioritized the problem under study. This paper proposes to optimize a small company in the wood industry, where the kanban system and daily principles of continuous improvement have been implemented. This case shows how simple tools motivated the team to solve their own problems and, as the implementation of these tools integrated, led to the optimization of the unit.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24414
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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