Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZoudilkine, Evguenipt_PT
dc.contributor.authorPereira, Bruno Filipe Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2018-10-19T14:45:37Z-
dc.date.available2018-10-19T14:45:37Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24396-
dc.description.abstractNo âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, realizou-se um estágio entre os meses de outubro de 2016 e maio de 2017, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, sob a orientação do Professor Manuel Luís Azevedo. Relativamente à componente de investigação, realizou-se um projeto educativo com o objetivo de avaliar a prática do trio de trompetes como estratégia complementar à aprendizagem de trompete. O projeto envolveu três estudantes do 2.º e 3.º grau do ensino articulado que durante o 2.º e 3.º período escolar participaram num trio de trompetes. Realizaram-se três avaliações da performance individual dos três alunos: a primeira antes do início do projeto, uma avaliação intercalar e uma no final. Embora a avaliação inicial dos três alunos fosse bastante satisfatória, os resultados das avaliações demonstraram uma evolução muito favorável de todos os participantes. Adicionalmente, avaliou-se a perceção de professores de música relativamente à prática de música de câmara no desenvolvimento performativo dos alunos. Globalmente, os resultados demonstraram que os professores de música reconhecem a música de câmara, e em particular o trio de trompetes, como estratégia pedagógica favorável na aprendizagem do instrumento. Apesar do tempo limitado de implementação do projeto, os resultados reforçam a utilização deste tipo de formação como estratégia complementar no ensino de trompete.pt_PT
dc.description.abstractThe Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Music Teaching, held an internship that occurred between October 2016 and May 2017 at the Academia de Música de Santa Maria da Feira, under the guidance of Professor Manuel Luís Azevedo. Regarding the research component, an educational project was developed aiming to evaluate the trumpet trio practice as a complementary strategy for trumpet learning. The project involved three students from the 2nd and 3rd grade of articulated education who participated in a trio of trumpets during the 2nd and 3rd periods. Three evaluations of the individual performance of the three students were carried out: the first one before the beginning of the project, a mid-term evaluation and one at the end. Although the initial evaluation of the three students was already satisfactory, the results of the subsequent evaluations showed a very favourable evolution of all the students. In addition, the perception of music teachers regarding the relevance of chamber music, particularly the trumpet trio was evaluated. Overall, the results demonstrated that music teachers recognize chamber music, and in particular the trumpet trio, as a pedagogical strategy favourable in learning the instrument. Despite the limited time of project implementation, the results reinforce the use of this type of training as a complementary strategy in trumpet teaching.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.subjectTrompetept_PT
dc.subjectMúsica de câmarapt_PT
dc.subjectTrio de trompetespt_PT
dc.titleA prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240584-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.