Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24314
Title: Definição, caracterização e exploração da articulação legato na realização do fraseado musical: proposta de caderno de exercícios
Author: Fão, Teresa Judite Meireles
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Pedagogia do piano
Técnica pianística
Legato
Fraseado musical
Caderno de exercícios
Defense Date: 8-Jun-2018
Abstract: A presente investigação tem como objetivo a construção de um caderno de exercícios que visa o desenvolvimento das capacidades de realização de uma forma de ataque específica – o legato. Pretende-se averiguar a funcionalidade e utilidade do mesmo na sua integração no meio pedagógico pianístico, de modo a contribuir para o desenvolvimento da literatura já existente relativa ao tema e, em concordância com o expresso nos programas do 1º, 2º e 3º graus de ensino do piano, em vigor nas escolas oficiais do ensino vocacional da música. Ao longo desta dissertação, procura-se definir, caracterizar e explorar este conceito, através da apresentação de uma fundamentação teórica, assim como dos elementos técnicos que têm influência direta na realização do mesmo. É exposto o percurso evolutivo da técnica pianística ao longo dos séculos e o impacto que esta manifestou na execução desta articulação. Desta forma, será possível justificar a construção do caderno supracitado tendo em conta a importância que esta componente representa na performance de qualquer pianista. Encontra-se dividida em três partes, sendo que a primeira expõe uma contextualização teórica que se divide em dois capítulos – Percurso da evolução da técnica pianística e Articulação e fraseado. Na segunda parte descreve-se a construção e implementação, no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, do caderno de exercícios que se propõe. A terceira parte é dedicada ao Relatório de Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo de 2017/2018
The present research is aimed at making a notebook of exercises to develop skills to improve the legato technique. The purpose is to find out how functional and useful it is to use it in the pedagogical pianistic method, in order to contribute to the improvement of the literature already existent and in accordance to the stated in the current curriculum of the 1st, 2nd, 3rd grades of piano teaching in the state schools of vocational teaching of music. Throughout this dissertation, I‘ll try to define, characterize and explore this concept, through the presentation of a theoretical ground, as well as the technical elements that have a direct influence in attaining it. It is exposed the evolutional course of the pianistic technique throughout the centuries and the impact it displayed in the performance of this articulation. This way, it will be possible to justify the making of the aforementioned notebook taking into account the importance that this part represents in the performance of any pianist. It is divided in three parts, the first one exposes a theoretical contextualization that is divided into two chapters - The course of the pianistic technical evolution and Articulation and phrasing. The second part describes the making and implementation of the notebook, in the context of the Supervised Teaching Practice. The third part is dedicated to the Internship Report held at the Silva Monteiro Music Course, in the 2017/2018 school year
URI: http://hdl.handle.net/10773/24314
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf10.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.