Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/24069
Title: | O ensino de análise e técnicas de composição através da prática composicional em estilo livre |
Author: | Santos, Túlio Augusto Silva |
Advisor: | Pereira, Sara Carvalho Aires |
Keywords: | Composição Análise Ensino de música Educação Técnica Criatividade |
Defense Date: | 2017 |
Abstract: | Existe uma enorme necessidade de refletirmos sobre os princípios e conceitos partilhados pelos envolvidos no processo de educação musical – professores e alunos, diretamente. Nesse sentido, aqueles que estudam tornam-se também objetos de estudo, deixando-se integrar no processo de aprendizagem como importantes elementos do mesmo. Fazer música é conversar. “Diálogos são desafios composicionais. No processo de ensino e aprendizagem do compor eles exercem um papel de grande importância. Formam a base de uma espécie de racionalidade (Lima 2014, p.219)”. Este trabalho lança mão do processo composicional na em sua forma essencial: uma ferramenta única para o despertar da criatividade e consciência do uso de elementos e intenções. There is a huge need to reflect on the principles and concepts shared by those involved in the music education process - teachers and students, directly. In this sense, those who study also become objects of study, letting themselves be integrated into the learning process as important elements of it. Making music is talking. "Dialogues are compositional challenges. In the process of teaching and learning to compose they play a role of great importance. They form the basis of a kind of rationality (Lima 2014, p.219). " This work uses the compositional process in its essential form: a unique tool for the awakening of creativity and an awareness of the use of elements and intentions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24069 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.