Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23972
Title: Avaliação do ciclo de vida do produto no mercado nacional e internacional na indústria cerâmica
Author: Sousa, Maria Jorge Durão
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Ciclo de vida do produto
Indústria cerâmica
Mercado nacional
Mercado internacional
Defense Date: 2018
Abstract: O presente relatório de estágio analisa o ciclo de vida dos produtos (CVP) com base no volume de m2 vendidos de dez séries (linhas de produto) da empresa Grés Panaria Portugal (GPP) S.A.. A GPP é uma empresa que se insere no ramo da indústria cerâmica e conta com duas unidades industriais (Love Tiles e Margres) e atua em mercados nacional e internacional. Das dez séries selecionadas, cinco são séries da Love Tiles e cinco das séries da Margres, que têm posicionamentos diferenciados no mercado. A análise do CVP para as dez séries acima referidas foi abordada nos mercados nacional e internacional, considerando as características dos respetivos mercados, estratégias organizacionais e alguns fatores envolventes à empresa. Os resultados obtidos com a análise elaborada mostram que existe um padrão de crescimento semelhante entre ambas as unidades, ou seja, o CVP mantém um comportamento padrão que depende do tipo de mercado, ação estratégica da GPP, mas sobretudo depende da conjuntura económica, nomeadamente da evolução da construção e da dinâmica do setor..
This report analyzes the product life cycle (CVP) based on the volume of m2 sold of ten series (product lines) of the company Grés Panaria Portugal (GPP) SA. GPP is a company that is part of the of the ceramic industry and has two industrial units (Love Tiles and Margres) and operates in national and international markets. Of the ten selected series, five are Love Tiles series and five of Margres series, which have different positions in the market. The CVP analysis for the ten series mentioned above was approached in the national and international markets, considering the characteristics of the respective markets, organizational strategies and some factors involving the company. The results obtained with the elaborated analysis show that there is a similar pattern of growth between both units, that is, the CVP maintains a standard behavior that depends on the market type, strategic action of GPP, but mainly depends on the economic situation, evolution of the construction and dynamics of the sector.
URI: http://hdl.handle.net/10773/23972
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sousa, Maria Jorge Durão (1994-).pdf718.3 kBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.