Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23845
Title: Um percurso de abertura
Author: Piacentini, Valentina
Issue Date: Jul-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os passos que tornam uma investigação alinhada com os princípios da Ciência Aberta podem ser muito diferentes: metodológicos, espontâneos, conscientes. No âmbito de um estudo de doutoramento – com enfoque numa abordagem didática (CLIL, Content and Language Integrated Learning) através da qual a Ciência e o Inglês são aprendidos na mesma aula – são aqui apresentadas as diferentes fases de um percurso de “abertura do conhecimento”, em que os investigadores: a. divulgaram alguns resultados às professoras participantes; b. partilharam regularmente recursos didáticos e desenvolveram um seminário sobre CLIL na Escola, juntamente com aquelas professoras; c. desconstruíram os aspetos cruciais do trabalho em questão, tornando mais “transparente” quer o contexto quer o significado do estudo, também no sentido de uma sua maior visibilidade. Ao longo destas fases de contatos a vários níveis com os participantes e de aprendizagem sobre comunicação científica, compreender se/como as publicações e outros instrumentos constituem uma ferramenta efetivamente aproveitada pela comunidade docente, não foi sempre possível, mas é oportuno refletir se/como o acesso à informação implique o seu uso.
Peer review: yes
URI: http://blogs.ua.pt/cidtff/index.php/2018/06/26/cidtff-debate-praticas-de-ciencia-aberta-no-ii-forum/
http://hdl.handle.net/10773/23845
Publisher Version: http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/06/201806_Livro-de-Poster_VF_compressed.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
II Fórum CIDTFF - Ciência Aberta.pdfTodos os posters foram lidos "analiticamente e sinteticamente", numa perspetiva de Ciência Aberta, por José Carlos Mota, Antonio Bartolomé e Ana Balula1.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.