Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23845
Title: | Um percurso de abertura |
Author: | Piacentini, Valentina |
Issue Date: | Jul-2018 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os passos que tornam uma investigação alinhada com os princípios da Ciência Aberta podem ser muito diferentes: metodológicos, espontâneos, conscientes. No âmbito de um estudo de doutoramento – com enfoque numa abordagem didática (CLIL, Content and Language Integrated Learning) através da qual a Ciência e o Inglês são aprendidos na mesma aula – são aqui apresentadas as diferentes fases de um percurso de “abertura do conhecimento”, em que os investigadores: a. divulgaram alguns resultados às professoras participantes; b. partilharam regularmente recursos didáticos e desenvolveram um seminário sobre CLIL na Escola, juntamente com aquelas professoras; c. desconstruíram os aspetos cruciais do trabalho em questão, tornando mais “transparente” quer o contexto quer o significado do estudo, também no sentido de uma sua maior visibilidade. Ao longo destas fases de contatos a vários níveis com os participantes e de aprendizagem sobre comunicação científica, compreender se/como as publicações e outros instrumentos constituem uma ferramenta efetivamente aproveitada pela comunidade docente, não foi sempre possível, mas é oportuno refletir se/como o acesso à informação implique o seu uso. |
Peer review: | yes |
URI: | http://blogs.ua.pt/cidtff/index.php/2018/06/26/cidtff-debate-praticas-de-ciencia-aberta-no-ii-forum/ http://hdl.handle.net/10773/23845 |
Publisher Version: | http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/06/201806_Livro-de-Poster_VF_compressed.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
II Fórum CIDTFF - Ciência Aberta.pdf | Todos os posters foram lidos "analiticamente e sinteticamente", numa perspetiva de Ciência Aberta, por José Carlos Mota, Antonio Bartolomé e Ana Balula | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.