Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23642
Title: Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância
Author: Marques, Marisa Gonçalves
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Relações interpessoais
Estrategias de aprendizagem
Desenvolvimento das crianças
Crianças - Desenvolvimento psicológico
Aprendizagem cooperativa
Aprendizagem pela descoberta
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional que, articuladas, enquadram a investigação e intervenção educativa desenvolvidas sucessivamente em contexto de 1º CEB (3º ano) e jardim-de-infância (grupo heterogéneo de crianças com idades entre os 3 e 6 anos). Valorizámos a atividade cooperativa como estratégia fundamental no processo de desenvolvimento, na medida em que estimula a partilha e o estabelecimento de relações interpessoais, essenciais à aprendizagem. O processo de investigação e intervenção foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar Emocional e Implicação, enquanto indicadores da mudança que se pretendeu provocar. Esta mudança teve como principal intenção promover na criança o desenvolvimento de competências através de dinâmicas cooperativas, em que ela era a gestora do seu próprio processo de descoberta e construção de conhecimento, capaz de agir e pensar de forma autónoma. Os resultados mostraram que, promover o envolvimento ativo da criança em atividades cooperativas, favorece a melhoria dos níveis de Bem-estar emocional e Implicação e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento global
This report is the result of the work carried out within the framework of the curricular units Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar, which articulate the research and educational intervention developed successively in the context of Primary School (3rd. year) and kindergarten (heterogeneous group of children from 3 to 6 years old). We value cooperative activity as a fundamental strategy in the child development process, as it encourages the sharing and establishment of interpersonal relationships, essential to learning. The process of research and intervention was monitored through the process variables Emotional Well-Being and Involvement, as indicators of the change that was intended to provoke. This change had as main intention, to promote the child’s competences development through cooperative dynamics, in which she was the manager of her own process of discovery and knowledge construction, capable of acting and thinking autonomously. The results showed that, promoting the active involvement of the child in cooperative activities, favours the improvement of emotional well-being and Implication levels and, consequently, global learning and development.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23642
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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