Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosindapt
dc.contributor.authorRocha, Sara Sofiapt
dc.date.accessioned2018-06-21T14:32:20Z-
dc.date.available2018-06-21T14:32:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23623-
dc.descriptionMmestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA nossa sociedade está intensamente marcada pela globalização, fenómeno este que desvelou e aproximou diferentes povos, culturas, línguas e tradições. Assim, surge a necessidade de sensibilizar as crianças, desde tenra idade, preparando-as para a convivência harmoniosa na diversidade linguística e cultural, promovendo uma educação em direitos para que as crianças se tornem cidadãos conscientes e proativos na sociedade. Enquadrado por esta realidade, o presente relatório de estágio pretende compreender de que forma podemos sensibilizar para a diversidade linguística e cultural e para os direitos das crianças na educação pré-escolar. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, intitulado Nós, Tu e o Mundo. Este projeto seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação e teve como objetivos perceber quais as representações que as crianças têm sobre os seus direitos e compreender quais foram os conhecimentos e as capacidades que desenvolveram num projeto centrado sobre os direitos das crianças e na sensibilização à diversidade linguística e cultural. Para tal, realizámos atividades pedagógicas como, por exemplo, a apresentação da história de Malala Yousafzai, a visualização de um pequeno vídeo sobre o brincar em diferentes partes do mundo ou a palavra brincar em diferentes línguas. Os dados resultantes do nosso projeto foram recolhidos essencialmente através da técnica de observação participante, complementada pela vídeo-gravação com transcrição das interações das crianças efetuadas durante as sessões do projeto. A análise dos dados permitiu-nos concluir que através da abordagem centrada na explicitação de alguns direitos fundamentais das crianças conseguimos sensibilizar o grupo para a diversidade linguística e cultural, tornando-o consciente dos seus direitos e da não vivência desses mesmos direitos por parte de algumas crianças em algumas partes do mundo.pt
dc.description.abstractOur society is intensely affected by globalization, a phenomenon that revealed and approached different people, cultures, languages and traditions. Thus, the necessity to sensitize children since they are very young comes up, preparing them for a harmonious existence in linguistic and cultural diversity, promoting an education in rights, so that children can become conscious and proactive citizens. Based on this reality, the present work aims to understand how we can make the children aware of the cultural and linguistic diversity and of their rights, in preschool education. For this purpose, the project “Nós, Tu e o Mundo” (We, You and the World) was developed with children aged 3 to 6 years old. This project followed a method of qualitative methodology, based on Action-research e and its objective was to understand which representations children have about their rights, and understand which knowledge and capacities they developed in a project centered in the children’s rights and on the awareness towards cultural and linguistic diversity. For such, we performed several pedagogical activities, for example, the presentation of Malala Yousafzai’s story, the preview of a video about playing in different parts of the world, or the word “play” in different languages. The data collected especially through the participant observation technique, complemented by the video-recording with transcription of children’s interactions, effected during the project activities. The analysis of the data enabled us to conclude that through an approach centered on the explanation of some fundamental children’s rights, we can make the group aware of the linguistic and cultural diversity and conscious of their rights, as well as of the non-existence of rights for some other children, living in other parts of the world. The results revealed the knowledge acquired by the children, as well as the impact of this study in our personal and professional development.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectDireitos das criançaspt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subject.otherSensibilização à diversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherLiteratura infantilpt
dc.subject.otherDireitos das criançaspt
dc.titleA sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das criançaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201938480-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.