Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23601
Title: Preservação da biodiversidade: animais em vias de extinção
Author: Ferreira, Soraia Alexandra Neves
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Educação para a cidadania
Educação das crianças - Ensino básico 1º ciclo
Biodiversidade
Espécies ameaçadas
Extinção de animais
Papel da escola
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no qual damos conta do projeto de intervenção e de investigação que foi desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada em articulação com o Seminário de Orientação Educacional. A atual sociedade tem vindo a assistir a um progresso e desenvolvimento contínuos na tentativa de melhorar a sua qualidade de vida ao máximo, no entanto, devemos ter em conta que todas as nossas ações exercem de algum modo impacto no planeta. Assim, devemos comprometer-nos em tentar agir de modo responsável pelo bem comum. Foi na perspetiva de Educação para a Cidadania Global, enquanto modo de interligar o todo social com o meio ambiente, através da promoção de valores universais, que considerámos pertinente abordar uma das atuais preocupações a nível global que diz respeito à preservação da biodiversidade e das espécies animais em vias de extinção. O projeto de intervenção e de investigação insere-se, assim, na temática da Educação para a Cidadania Global através da qual procuramos sensibilizar para a importância da preservação de espécies animais em vias de extinção como forma de manter a biodiversidade. Este projeto foi implementado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Este projeto possui características de investigação-ação, sendo que elegemos como técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário as vídeogravações das sessões implementadas. O inquérito por questionário, dirigido aos alunos, foi aplicado antes do início da nossa intervenção e no final da mesma, sendo que o objetivo era recolher dados relativos às suas percepções quanto à problemática em questão. Quanto à técnicas de análise de dados, optámos pela análise de conteúdo, sendo que o nosso corpus de análise integra os questionários, inicial e final, enquanto fonte de informação principal, e as transcrições das vídeogravações, sendo estas fonte de informação complementar. Assim, elaboramos um sistema de categorias que nos permitiu interpretar os dados recolhidos, identificando conhecimentos desenvolvidos pelos alunos sobre o tema trabalhado, e atitudes e valores que evidenciassem que os alunos ficaram sensibilizados no que diz respeito à imporância de preservar espécies animais em vias de extinção como forma de manter a biodiversidade. Através da dinamização das atividades verificámos que os alunos evidenciaram conhecer e identificar animais existentes tanto em Portugal como no Brasil. Parecem compreender, de forma mais aprofundada, a expressão “animais em vias de extinção”, conseguem identificar com alguma facilidade as razões e os motivos pelos quais julgam que os animais se encontram ameaçados e em perigo de extinção Os alunos evidenciaram ainda ter consciência das atitudes que devem ou não ter de forma a evitar que os animais desapareçam uma vez que consideram importante respeitar a natureza. Além disso parecem ter ficado sensibilizados para a importância da preservação da biodiversidade; Os resultados alcançados possibilitaram-nos concluir que as atividades desenvolvidas contribuíram para sensibilizar alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a importância da preservação das espécies animais em vias de extinção como forma de manter a biodiversidade, uma vez que estes revelaram conhecimentos e atitudes e valores relativamente ao tema
This Final Report was prepared to meet the requirements necessary to obtain the Master's Degree in early childhood and Primary School Education. Developed in the training component of Instructional Supervision and the Pedagogical Practices We currently live in a society that is continuality trying to improve their quality of life, without thinking on the impacts of their actions. We consider this as a starting point for not only a more highly relevant and instigating interest about the Global Citizenship Education within the global era, but also for a pedagogical study aimed at answering what are the concerns regarding of biodiversity conservation and saving endangered species. We must commit ourselves to act as responsible well-beings towards the environment. For that reason, this research project falls within the Global Citizenship Education approach. The purpose is to outline the importance of saving endangered species as a means of maintaining biodiversity. This project has characteristics of action research methodology and it was implemented in a second-year classroom of a Primary School in Aveiro district. For the collection of quantitative data, we focused on questionnaires and surveys, as primary data and video recording as secondary data. The questionnaires were implemented and addressed twice to the students, before the start of our work and at the end of it. The aim was to collect student’s perceptions regarding saving endangered species as a means of maintaining biodiversity. Qualitative content analysis was also used as part of the analysis. A category system helped us to interpret and analyze the collected data, to identify how much students know about this research topic, their concerns to the importance of saving endangered species as a means of maintaining biodiversity. Through the dynamization of the activities we verified that the students evidenced to know and identify animals existing in Portugal and Brazil. They seem to understand the expression "endangered animals", they can easily identify the reasons and reasons why they think the animals are threatened and in danger of extinction.The students were also aware of the attitudes they should or should not have in order to prevent animals from disappearing because they consider it important to respect nature. In addition they seem to have been sensitized to the importance of preserving biodiversity;The results have showed us that the activities developed helped to raise student’s consciousness of the importance of saving endangered species as a means of maintaining biodiversity.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23601
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.